Publicado: 01/12/2022
A campanha Dezembro Vermelho foi instituída pela Lei 13.504/2017 e simboliza uma significativa mobilização nacional no combate ao vírus HIV e Aids. A campanha chama a atenção para prevenir o vírus, além de mostrar a importância da assistência e proteção dos direitos das pessoas portadoras do vírus.
Apesar dessa campanha ainda não ser tão conhecida quanto o Setembro Amarelo e Outubro Rosa, é igualmente importante. Esses temas devem ser discutidos durante todo o ano, mas os meses das campanhas ajudam a aumentar a visibilidade e chamar a atenção para essas questões.
Continue com a leitura deste conteúdo para entender mais sobre o assunto!
Quando o assunto é ações de conscientização pública sobre questões de saúde, o calendário é bastante colorido. Por exemplo, o Outubro Rosa para conscientizar sobre o câncer de mama e o Novembro Azul sobre o câncer de próstata.
No último mês do ano, Dezembro, foi criado uma campanha para alertar as pessoas sobre a importância da prevenção da AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida).
A infecção pelo vírus HIV que causa a Aids ataca o sistema imunológico do corpo, os linfócitos T-CD4+. Até um certo tempo atrás, debater sobre esse assunto deixava as pessoas com medo, mas com o foco das campanhas sobre a prevenção, houve uma queda no número de casos de Aids ao longo dos anos.
Com isso, houve bons avanços na pesquisa do HIV, mudanças globais em relação à saúde, políticas públicas fortes e a criação de produtos farmacêuticos mais eficazes, com o objetivo de melhorar o tratamento do paciente e a sua qualidade de vida. No entanto, mesmo com essas notícias positivas, não podemos ignorar o risco associado a esta infecção.
Os jovens de hoje em dia, que não foram expostos aos noticiários sobre a letalidade da doença, podem acabar não dando a devida importância à Aids. Logo, é fundamental dar atenção a esse problema de saúde no Brasil.
A campanha Dezembro Vermelho é crucial para a luta contra a Aids porque ajuda a conscientizar as pessoas sobre a doença e o vírus, ao mesmo tempo em que divulga informações vitais sobre estratégias de prevenção, opções de tratamento e como o diagnóstico precoce é importante.
Estados de todo o Brasil estão se organizando para comemorar a campanha "Dezembro Vermelho" com mais testes de IST, maior acesso a auto testes de HIV e distribuição de produtos de prevenção de HIV, como os preservativos masculinos e femininos.
Confira logo abaixo algumas dicas de planos de ação do Dezembro Vermelho que a sua empresa pode implementar.
Simples ações, como alterar a foto do perfil de uma organização na rede social, já é o suficiente para que mais pessoas entendam o que está acontecendo ou busquem se informar mais. Outro meio de divulgar o Dezembro Vermelho é escrever artigos com informações importantes sobre o assunto e compartilhá-los nas redes sociais ou blog.
É fundamental que os profissionais de RH e de outros setores participem da coleta precisa de dados sobre HIV/AIDS. As informações sobre um assunto de grande importância quanto este devem ser precisas, especialmente porque há um estereótipo social.
Logo, realize pesquisas apenas em fontes seguras, como o do Ministério da Saúde e portais de notícias relacionados.
Atualize a intranet da sua empresa com notícias sobre o Dezembro Vermelho, caso tenha uma. Também é possível colocar templates temáticos que contenham informações importantes a respeito da prevenção desse vírus.
Use quaisquer canais de comunicação interna que você possa ter para informar aos membros de sua equipe a fim de fortalecer sua campanha. Os profissionais podem se educar sobre HIV/AIDS e se envolver com o conteúdo, compartilhando-o com outras pessoas.
Um dos melhores meios de fazer uma ação do Dezembro Vermelho é incentivar o trabalho voluntário. Pergunte aos profissionais se eles gostariam de trabalhar voluntariamente para uma ONG que presta serviços a pessoas com HIV ou que lutam contra a Aids.
Organize palestras educacionais com especialistas do setor de saúde durante o mês de dezembro. Você pode aproveitar esses eventos para decorar com o tema ou até mesmo fazer lembrancinhas, como laços vermelhos.
Planeje uma videoconferência se os profissionais estiverem usando um sistema híbrido ou home office. Nesse caso, é fundamental que os colaboradores demonstrem interesse para se conscientizar mais sobre o assunto.
Com o objetivo de conscientizar os brasileiros sobre o HIV e a AIDS, o Ministério da Saúde instituiu, em 1988, o Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado todos os anos no primeiro dia de dezembro, seguindo orientação da Organização das Nações Unidas (ONU).
Depois de algum tempo, em 2017, o governo federal editou a Lei 13.504, criando a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV e Aids do movimento Dezembro Vermelho. O nome está ligado a uma cor que representa o respeito aos soropositivos e o combate à doença.
No Brasil, os objetivos da campanha incluem proteger os direitos humanos de quem sofre com o vírus ou a doença, ajudar aqueles que foram expostos a ele e promover eventos para conscientizar mais as pessoas sobre o problema e incentivar a prevenção.
Além disso, a iniciativa visa destacar a importância do uso de preservativo nas relações sexuais e no não compartilhamento seringas ou outras ferramentas cortantes, bem como a necessidade de iniciar o tratamento antirretroviral o mais rápido possivel, para que assim o paciente possa ter uma qualidade de vida melhor e mais longa.
O Dezembro Vermelho também é essencial para:
Ajudar a quebrar o tabu ao falar abertamente sobre o assunto;
Não fazer discriminação com as pessoas portadoras do HIV;
Lembrar os pacientes que morreram em decorrência da doença.
Por fim, agora que você já sabe mais sobre o Dezembro Vermelho e qual a sua importância na prevenção e conscientização sobre esse assunto tão importante, não deixe de compartilhar este conteúdo com os seus amigos também!
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