Farmabem

Veja 7 dicas para aliviar a cólica! - LEIA

Veja 7 dicas para aliviar a cólica! - LEIA
Compartilhar:

Publicado: 20/05/2022

Categorias: Saúde feminina Saúde

A cólica menstrual é algo muito incômodo e que atinge a várias mulheres. Algumas pessoas acabam sentindo mais do que as outras, e este pode ser um período bastante desconfortável para as mulheres.

Infelizmente as dores fazem parte de um ciclo necessário na vida da mulher. Mas há maneiras de trazer um alívio, principalmente se você é bastante afetada por ela.

O bem-estar feminino é fundamental para que as mulheres consigam ter um bom desempenho no seu dia a dia, ainda que estejam passando pelo seu ciclo menstrual.

Veja aqui algumas dicas que podem te aliviar.

 

Como prevenir as cólicas menstruais?

A cólica menstrual geralmente causa uma dor intensa, junto a um desconforto e mal-estar constante durante alguns dias. Há várias dicas que ajudam a aliviar esses sintomas. Separamos algumas delas:

1. Compressa de água morna no abdômen

A técnica de colocar água quente no abdômen já é bastante antiga e bem eficiente. Isso porque a água quente ajuda a trazer o relaxamento dos músculos da região abdominal. Assim, as dores acabam sendo menores.

Para fazê-la, é necessário colocar uma bolsa de água morna na região e deixá-la ali por alguns minutos. De 10 a 15 minutos já é tempo suficiente para trazer um alívio.

O ideal é não colocar uma bolsa de água tão quente para que não haja queimaduras.

2. Tomar chá de gengibre

Há diversos chás que podem trazer um certo alívio das cólicas menstruais. Porém, há duas plantas que juntas conseguem fazer esse desconforto sumir em alguns instantes, que é o chá de gengibre junto de valeriana.

Basta colocar 2 cm da raiz do gengibre e uma colher de chá de raiz valeriana em 250 ml de água fervente. Depois, é necessário deixar descansar de 10 a 15 minutos e então coar e beber algumas vezes ao dia.

Este é um chá que é anti-inflamatório por conta do gengibre e traz relaxamento por causa da valeriana. Este acaba sendo então um ótimo investimento natural.

3. Fazer exercício para cólica

Existem alguns exercícios que acabam ajudando a diminuir as cólicas. O primeiro é deitar de costas e trazer os joelhos para cima do peito segurando-os com as mãos.

O segundo exercício é também deitar de barriga para cima e juntar os pés e puxá-los para perto do glúteo, abrindo as pernas para fora. A prática de exercício regular ajuda na prevenção da cólica e acaba diminuindo elas também.

4. Evitar beber café e álcool

Tudo aquilo que tem cafeína ou álcool acaba agravando as dores de cólica. Por isso que durante o período menstrual é importante evitar esses itens ou diminuir o consumo para que as dores não sejam tão intensas.

5. Evitar comer doce e salgado

Por incrível que pareça, os doces acabam causando inchaço e retenção de líquido. Alimentos salgados também acabam causando isso. Por esse motivo, é fundamental manter uma dieta equilibrada sem que se exagere nos doces ou salgados.

O período menstrual geralmente faz com que as mulheres sintam mais vontade de comer besteira. Por isso é importante prestar atenção nisso e dar lugar a alimentos mais saudáveis.

6. Beba água

Manter o corpo hidratado faz com que a circulação de água se intensifique e que inchaços ou retenção de líquido não ocorram. Dessa forma, a dores diminuem e a menstruação ainda tende a acabar mais rápido.

 

O que fazer para aliviar cólica menstrual rápido?

Às vezes, ainda que se tenha esses cuidados, beba água, chá, faça compressa e exercícios, a dor pode continuar. Nesse caso, é fundamental investir em medicamentos que aliviam a dor como Advil, Buscofem e Ibuprofeno.

Fazer massagens abdominais também ajuda bastante a aliviar as dores. Com um pouco de pressão nas mãos, e passar na barriga em movimentos circulares pode trazer um certo alívio.

Se as dores persistirem, o ideal é procurar por um ginecologista para que ele faça uma avaliação da região junto a exames e consiga identificar o que pode estar causando essa dor.

Geralmente quando a cólica é muito forte, ela pode ter ligação com alguma disfunção hormonal ou então com algum problema na região.

Quais são os melhores alimentos para aliviar as dores menstruais?

Investir em uma alimentação saudável também é muito importante para que possa evitar as dores de cólica. Principalmente os alimentos que contém vitamina B6.

A banana é uma fruta que é rica em potássio, portanto, acaba aliviando dores no músculo. Nozes, castanhas e milho também são alimentos que ajudam durante o período menstrual.

Isso porque eles são ricos em vitamina E, que diminui o sangramento e também reduz dores. Queijo branco, leite desnatado e vegetais verdes escuros ajudam diretamente na parte de contração e relaxamento muscular.

Dessa forma, as tensões no abdômen acabam sendo menores. Por isso, durante o seu ciclo tente investir um pouco mais nesses alimentos para que você possa não ter tantos desconfortos.

Assim como apontamos no tópico acima, dispensar o consumo de alguns alimentos podem ajudar. São eles:

  • Salsichas;

  • Presunto;

  • Enlatados;

  • Doces industrializados;

  • Bolos;

  • Pães doces;

  • Farinha branca e açúcar;

  • Café;

  • Chá preto;

  • Mate.

Além da alimentação, mulheres que sentem muitas dores, se possível, devem ficar de repouso nos primeiros dias. Não movimentar muito a região pode ajudar também a dor passar.

Portanto, coloque um travesseiro no abdômen e outro entre as pernas. Fique de lado em posição fetal para que os músculos não se contraiam tanto.

Esse período pode ser muito chato para as mulheres, principalmente as que possuem grande fluxo e dores intensas. Por isso, a ida ao ginecologista sempre é fundamental para que qualquer doença seja descartada e o médico possa orientar melhor sobre como tratar.

 

Conclusão

Por fim, vimos então algumas dicas úteis para pôr em prática quando você estiver com cólicas menstruais. É importante tentar juntar essas dicas para potencializar o efeito e essas dores irem embora logo.

Conte aqui se você possui muitos problemas com o seu ciclo e o que você costuma fazer para aliviar a dor. Compartilhe este conteúdo com mais pessoas que possam estar tendo estes problemas para que saibam como trazer alívio para si.

Newsletter


BLOG MAIS VISTOS


Vitamina feminina: 13 nutrientes essenciais de  menina a mulher

Vitamina feminina: 13 nutrientes essenciais de menina a mulher

Leia Mais
Conheça 14 benefícios de ter uma alimentação saudável!

Conheça 14 benefícios de ter uma alimentação saudável!

Leia Mais
Higiene pessoal masculina: 18 itens que não podem faltar!

Higiene pessoal masculina: 18 itens que não podem faltar!

Leia Mais
Veja 7 dicas para aliviar a cólica! - LEIA

Veja 7 dicas para aliviar a cólica! - LEIA

Leia Mais

SIGA-NOS


Posts relacionados

9 dicas de cuidados com a saúde dos idosos!
9 dicas de cuidados com a saúde dos idosos!

Os cuidados com a saúde dos idosos é o que garante a maior longevidade e qualidade de vida dos mesmos, pensando nisso, confira dicas sobre aqui!

Leia mais
Doença respiratória: Conheça 14 causas e como tratar | Descubra!
Doença respiratória: Conheça 14 causas e como tratar | Descubra!

Ter uma doença respiratória é comum nos dias atuais, mas conhecer suas causas é importante para buscar o tratamento adequado. Saiba mais sobre.

Leia mais
Doenças do fígado: conheça quais os tipos e como tratar!
Doenças do fígado: conheça quais os tipos e como tratar!

Doenças como hepatite e cirrose estão na lista dos males que afetam o fígado, mas existem várias outras. Veja quais são, sintomas e tratamentos.

Leia mais