Farmabem

Dor na barriga: Conheça as 12 principais causas e como tratar!

Dor na barriga: Conheça as 12 principais causas e como tratar!
Compartilhar:

Publicado: 13/07/2022

Categorias: Bem viver Doenças Saúde

A dor na barriga pode ser causada por muitos motivos, especialmente, por mudanças no intestino, estômago, vesícula, bexiga ou útero. As causas da dor podem variar desde casos mais simples, como excesso de gases, até casos mais complicados.

Continue a leitura para conhecer quais são as principais causas e o tratamento!

 

O que causa dor na barriga?

Confira logo abaixo algumas das principais causas de dor na barriga!

1. Excesso de gases

A principal fonte de desconforto na região do estômago é o acúmulo  de gases, ainda mais em pessoas que sofrem de prisão de ventre.

Além disso, eles também podem se desenvolver como resultado de problemas gastrointestinais, como síndrome do intestino irritável ou intolerância à lactose. Bem como após consumir certos alimentos como ovos, feijão, leite ou refrigerantes, para citar alguns.

A dor na barriga provocada pelo excesso de gás é como uma pontada, embora também possa se manifestar como:

2. Má digestão

Assim como azia, arrotos, sensação de estômago cheio e fadiga excessiva, a má digestão também pode causar dor na barriga.

Ao comer muitos alimentos diferentes de uma só vez ou comer alimentos ricos em gordura, o processo digestivo demora mais, o que leva aos sintomas de má digestão.

3. Infecções do intestino

Como está implícito no nome, as infecções intestinais nada mais são do que infecções provocadas pela presença de algum agente nos tecidos intestinais. Esse agente (patógeno) pode ser qualquer tipo de micróbio que provoca doenças na área, incluindo parasitas, fungos, vírus e bactérias.

Eles podem entrar no corpo de várias maneiras, inclusive através do consumo de alimentos e água contaminados. A mesma coisa pode ocorrer devido à falta de higiene.

Idosos, crianças e pessoas com sistema imunológico comprometido podem contrair o problema com mais facilidade. Os sintomas tendem a se manifestar cerca de 72 horas após a contaminação e duram, em média, 4 dias, dependendo da causa e do tipo de contaminação.

Os principais sintomas de infecção do intestino são:

  • Náuseas;

  • Febre e calafrios;

  • Vômitos;

  • Diarreia;

  • Cólica;

  • Dor nos músculos – em especial na região abdominal;

  • Perda de apetite;

  • Mal-estar.

4. Uso de alguns medicamentos

Laxantes e alguns medicamentos, como antibióticos, procinéticos, anti-inflamatórios e metformina, por exemplo, podem acelerar o movimento do intestino ou reduzir a absorção de água, o que pode facilitar o aparecimento de desconforto e diarreia.

5. Alergia ou intolerância a alimentos

Alergias alimentares, como a proteína do leite, ovo, glúten ou intolerância à lactose, por exemplo, podem causar dor na barriga e produção de gases, pois irritam o intestino, o que dificulta a absorção dos alimentos.

O consumo de bebidas alcoólicas também pode resultar em diarreia em certas pessoas, pois o álcool pode ter um efeito irritativo no intestino.

6. Pancreatite

A condição conhecida como pancreatite é uma inflamação do pâncreas causada pelo consumo excessivo de álcool, medicamentos que sobrecarregam o órgão, infecções virais e cálculos biliares. O sintoma principal é dor abdominal intensa, mas também pode causar náuseas, vômitos e inchaço na barriga.

7. Pedras na vesícula

Na maioria das vezes, as pedrinhas na vesícula não causam sintomas, mas quando o fazem, frequentemente causam fortes dores abdominais, náuseas e icterícia (pele e olhos amarelos). Cálculos que resultam em obstrução da vesícula podem causar inflamação e facilitar a propagação de uma infecção.

8. Apendicite

A principal causa do apendicite é o bloqueio do apêndice, um pequeno órgão localizado entre os intestinos grosso e delgado. Essa doença resulta em sintomas como dor intensa na região abdominal inferior direita, junto com náuseas, vômitos e febre.

9. Verminose

As doenças conhecidas como verminoses são causadas por vários vermes parasitas que se instalam dentro do corpo do hospedeiro. Eles geralmente ficam no intestino, mas também podem se esconder em outros órgãos, como fígado, pulmões e cérebro.

Os sintomas da verminose são:

  • Dores abdominais;

  • Náuseas;

  • Vômitos;

  • Diarreia;

  • Falta de apetite;

  • Perda de peso;

  • Anemia;

  • Problemas respiratórios;

  • Em certos casos, comprometimento cerebral.

10. Câncer no intestino ou estômago

É bem raro que a dor na barriga seja um sinal de câncer. Porém, estágios mais avançados de câncer gastrointestinal ou de estômago podem causar dor persistente.

Se a dor na barriga tiver relação com câncer, é normal que outros sintomas sejam observados, como:

  • Sangue no vômito ou nas fezes;

  • Fezes escuras;

  • Sensação de peso persistente no estômago ou na região anal;

  • Fadiga recorrente;

  • Perda de peso sem causa óbvia.

11. Gastrite ou úlcera gástrica

A inflamação do revestimento do estômago, também conhecida como gastrite, ou a presença de uma úlcera pode causar dor abdominal intensa. Principalmente após comer ou ao ingerir alimentos extremamente picantes ou gordurosos.

Outros sintomas incluem:

  • Enjoo frequente;

  • Perda de apetite;

  • Náusea e vômito;

  • Sensação de inchaço no estômago.

12. Estresse e ansiedade

Ansiedade e estresse provocam o aumento da quantidade de adrenalina e cortisol no sangue, o que acelera a atividade intestinal. Eles também diminuem a capacidade do intestino de absorver alimentos, o que pode resultar em dor na barriga e diarreia.

 

O que fazer para aliviar a dor na barriga?

O método de tratamento da dor na barriga irá depender de sua origem e localização. Como resultado, o médico especialista, recomenda o curso de tratamento mais adequado após realizar exames físicos, de sangue e, se for preciso, um ultrassom abdominal.

Alguns dos tratamentos mais populares para tratar dores na barriga leves incluem:

  • Antiflatulentos ou antiespasmódicos, como a dimeticona ou Buscopan: servem para aliviar a dor provocada por excesso de gases ou diarreia;

  • Laxantes, como lactulose ou óleo mineral: aceleram o ritmo intestinal para tratar a prisão de ventre;

Com a análise do médico pode ser aconselhado fazer uma cirurgia para retirar o órgão afetado em casos mais graves, quando há uma infecção ou inflamação de um órgão, como ocorre no apendicite ou na inflamação da vesícula.

Quando a dor abdominal é intensa, dura mais de 24 horas ou é acompanhada por outros sintomas como febre, vômitos ou sangue na urina ou nas fezes, deve-se procurar atendimento médico o quanto antes para tratar o problema.

Por fim, caso este conteúdo tenha sido útil para você, não deixe de compartilhá-lo com os seus amigos que se queixam com frequência de dor na barriga!

Newsletter


BLOG MAIS VISTOS


Vitamina feminina: 13 nutrientes essenciais de  menina a mulher

Vitamina feminina: 13 nutrientes essenciais de menina a mulher

Leia Mais
Conheça 14 benefícios de ter uma alimentação saudável!

Conheça 14 benefícios de ter uma alimentação saudável!

Leia Mais
Higiene pessoal masculina: 18 itens que não podem faltar!

Higiene pessoal masculina: 18 itens que não podem faltar!

Leia Mais
Veja 7 dicas para aliviar a cólica! - LEIA

Veja 7 dicas para aliviar a cólica! - LEIA

Leia Mais

SIGA-NOS


Posts relacionados

9 dicas de cuidados com a saúde dos idosos!
9 dicas de cuidados com a saúde dos idosos!

Os cuidados com a saúde dos idosos é o que garante a maior longevidade e qualidade de vida dos mesmos, pensando nisso, confira dicas sobre aqui!

Leia mais
Doença respiratória: Conheça 14 causas e como tratar | Descubra!
Doença respiratória: Conheça 14 causas e como tratar | Descubra!

Ter uma doença respiratória é comum nos dias atuais, mas conhecer suas causas é importante para buscar o tratamento adequado. Saiba mais sobre.

Leia mais
Doenças do fígado: conheça quais os tipos e como tratar!
Doenças do fígado: conheça quais os tipos e como tratar!

Doenças como hepatite e cirrose estão na lista dos males que afetam o fígado, mas existem várias outras. Veja quais são, sintomas e tratamentos.

Leia mais