Farmabem

5 passos para melhorar a queimação no estômago | Veja!

5 passos para melhorar a queimação no estômago | Veja!
Compartilhar:

Publicado: 15/04/2022

Categorias: Bem viver Saúde

A queimação no estômago é algo que incomoda e gera muito desconforto para quem a sente. Com certeza a azia está entre um dos mal estar gástricos que mais geram desconforto.

E todo mundo quando sente, quer logo se livrar dela. Há inúmeros remédios e opções caseiras que fazem com que o alívio dessa queimação acabe. Se você não sabe e quer aprender alguns truques para diminuí-los de forma rápida, então continue lendo este conteúdo.

Assim, você aprenderá sobre o que fazer e como se proteger desse enjoo e desconforto que aparecem do nada. Veja como:

 

O que é bom para aliviar a queimação no estômago?

A queimação no estômago pode ser causada por diversos motivos diferentes, como por exemplo uma má digestão, refluxos, nível de acidez mais alto na região, entre outros fatores.

A azia, como é conhecida essa queimação, também está ligada a outras patologias como a gastrite. Sabendo como é o desconforto e como é ruim senti-lo, separamos aqui algumas dicas boas para que você consiga ter um alívio desse sintoma.

1. Água com bicarbonato de sódio

O bicarbonato quando sofre diluição na água, acaba tendo um efeito alcalinizante ao longo do tubo digestivo. Sendo assim, acaba neutralizando de forma rápida a acidez que tinha se formado na região.

Para realizar essa receita caseira, é importante se atentar às medidas. Então, você vai precisar de: meia colher de bicarbonato e um copo de água. Fazendo isso é só misturar e beber em goles pequenos e lentos.

Essa é uma receita de alívio rápido e que não pode ser mantida por mais de um dia para que não cause nenhum efeito rebote.

2. Chá de gengibre

O chá de gengibre tem o chamado gingerol, que é uma substância anti-inflamatória e antiemética que ajuda a trazer um alívio nas inflamações do esôfago. Assim, é possível diminuir a acidez do estômago e fazer com que a azia passe em alguns instantes.

Para a receita, é preciso que se tenha 1cm da raiz de gengibre cortada em rodelas ou então raladas e um litro de água. Você juntará tudo e deixará ferver de 5 a 10 min.

O chá deve ser bebido de 3 a 4 doses no dia divididas e pelo menos 20 minutos antes das refeições.

3. Suco de pera

Para quem não gosta de chá, há também a opção de tomar um suco de pera. Isso porque a fruta ajuda no combate da inflamação do estômago e também ajuda na saúde digestiva, fazendo com que o ácido estomacal seja diluído e o desconforto eliminado.

Você só precisa então de algumas pêras, 3 gotas de limão e 250 ml de água, ao bater tudo adicione as gotas de limão para que o suco não fique escuro. Assim, beba isso 2 vezes ao dia ou quando sentir o estômago queimar.

Há também outras opções de sucos que trazem esse alívio da azia, como por exemplo:

  • Suco de batata crua;

  • Suco de couve e maçã;

  • Sucos de mamão e linhaça.

4. Remédio de farmácia

Quem não quiser ou não tiver os ingredientes para fazer receitas caseiras para o alívio da queimação no estômago, pode também optar por tomar remédios de farmácia.

Há uma variedade de opções para que você possa escolher e então ter o alívio esperado. Escolha os antiácidos e os inibidores de produção de ácido como omeprazol, domperidona ou sucralfato que é um protetor gástrico.

Como esses medicamentos podem causar efeitos colaterais, é importante que você os tome sob orientação de um médico. Assim, poderá ficar segura sobre isso.

5. Água gelada

Há quem diga que a água bem gelada tomada em pequenos goles ajuda a fazer com que a queimação diminua. Como é um método que não utiliza nenhum outro ingrediente, pode acabar sendo um pouco mais lento de ver o resultado.

 

O que pode causar a azia e o que fazer para evitar?

A azia é a sensação de queimação que acontece na parte de trás de um osso que fica na parte de trás do tórax. Essa sensação indigesta pode se espalhar até o pescoço, peito e garganta.

A queimação é ocasionada pelo refluxo ácido que está presente no estômago. Assim, quando ele sobe até o esôfago, acaba provocando essa sensação ruim. A azia pode causar:

  • Arroto involuntário e frequente;

  • Gosto amargo na boca;

  • Queimação ou dor na área da garganta;

  • Refluxo de alimentos.

Ela pode ser ocasionada por conta da ingestão de alimentos muito ácidos, por patologistas como a gastrite, pode ser desencadeada por conta de estresse, tabagismo, obesidade, alto consumo de café, uso de medicamentos e gravidez.

Os fatores que não são desencadeados por doenças ou por gravidez, podem ser controlados facilmente com uma mudança de hábitos.

Por exemplo, ter uma alimentação saudável fará com que o organismo funcione bem, tenha uma boa digestão e não tenha problemas que ocasionem a queimação no estômago.

Em caso de uma doença causar azia, é fundamental que o indivíduo procure um médico para que ele possa avaliar a situação, já que a presença da azia pode causar lesões e gerar outras doenças mais graves.

Manter uma vida fora do sedentarismo também ajuda a combater a azia, visto que o volume abdominal também contribui para que a queimação aconteça. As outras recomendações para evitar o aparecimento de azia são:

  • Não dormir totalmente reto para que não haja refluxo;

  • Diminuir o consumo de álcool, cigarro e alimentos gordurosos e picantes;

  • Evitar tomar muito chá preto ou café e refrigerante;

  • Fazer pequenas refeições, pois o acúmulo de muita comida de uma só vez pode provocar azia;

  • Evite dormir sob o lado esquerdo, principalmente depois de comer;

  • Evite situações de estresse.

 

Conclusão

Se a queimação no estômago continuar mesmo com tudo isso que já foi citado estiver sob controle, então é fundamental procurar um gastroenterologista para que ele faça exames e então indique o tratamento adequado para a situação.

É demasiado importante que as pessoas não se automediquem sempre, ainda mais se os sintomas forem recorrentes, pois eles podem ser a causa de outra patologia. Por isso, sempre procure o médico em caso de ser algo frequente.

Conte aqui se você sofre muito com isso e compartilhe este conteúdo com outras pessoas que possam ter interesse no assunto.

Newsletter


BLOG MAIS VISTOS


Vitamina feminina: 13 nutrientes essenciais de  menina a mulher

Vitamina feminina: 13 nutrientes essenciais de menina a mulher

Leia Mais
Conheça 14 benefícios de ter uma alimentação saudável!

Conheça 14 benefícios de ter uma alimentação saudável!

Leia Mais
Higiene pessoal masculina: 18 itens que não podem faltar!

Higiene pessoal masculina: 18 itens que não podem faltar!

Leia Mais
Veja 7 dicas para aliviar a cólica! - LEIA

Veja 7 dicas para aliviar a cólica! - LEIA

Leia Mais

SIGA-NOS


Posts relacionados

9 dicas de cuidados com a saúde dos idosos!
9 dicas de cuidados com a saúde dos idosos!

Os cuidados com a saúde dos idosos é o que garante a maior longevidade e qualidade de vida dos mesmos, pensando nisso, confira dicas sobre aqui!

Leia mais
Doença respiratória: Conheça 14 causas e como tratar | Descubra!
Doença respiratória: Conheça 14 causas e como tratar | Descubra!

Ter uma doença respiratória é comum nos dias atuais, mas conhecer suas causas é importante para buscar o tratamento adequado. Saiba mais sobre.

Leia mais
Doenças do fígado: conheça quais os tipos e como tratar!
Doenças do fígado: conheça quais os tipos e como tratar!

Doenças como hepatite e cirrose estão na lista dos males que afetam o fígado, mas existem várias outras. Veja quais são, sintomas e tratamentos.

Leia mais