Farmabem

Como cuidar da Asma? Conheça 5 maneiras de controlar!

Como cuidar da Asma? Conheça 5 maneiras de controlar!
Compartilhar:

Publicado: 22/04/2022

Categorias: Bem viver Doenças Saúde

A asma é um problema que acompanha grande parte da população brasileira. A doença infelizmente não tem cura, mas existem opções efetivas para garantir o controle dela.

As crises geradas pela doença podem ser leves ou intensas. Fato é que esta é a quarta causa de internação hospitalar no Brasil. Por ser uma doença tão presente entre a população, é crucial que sejam espalhadas informações sobre como controlá-la.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você saiba quais medidas tomar caso você ou outra pessoa seja asmática e precise de cuidados.

 

O que fazer para controlar a asma?

A asma é uma doença pulmonar crônica causada por conta de uma inflamação das vias aéreas dos pulmões. Ela provoca crises de chiado no peito, tosses secas e uma certa dificuldade de respirar.

A sua manifestação, em geral, acontece nos ataques de asma que vão e voltam, podendo variar a intensidade e também a frequência dependendo do quão grave a doença é.

Com o passar dos anos, a asma pode ser diminuída ao ponto de não ser mais sentida pela pessoa. Principalmente quando ela acontece em crianças, na fase da adolescência e na fase adulta geralmente essas crises são menores e bem menos frequentes.

Porém, enquanto isso ainda não acontece com algumas pessoas, o paciente pode acabar aliviando os sintomas incômodos ao executar algumas práticas. São elas:

1. Prática de exercícios

A prática de exercícios pode ajudar bastante o asmático a reduzir os sintomas e também a gravidade do quadro. Sendo assim, ela torna o indivíduo mais tolerante aos fatores respiratórios que podem desencadear as crises.

A natação é um dos melhores exercícios, pois além de trabalhar o corpo, ela trabalha a região do pulmão e da respiração. Assim, o indivíduo com asma acaba sendo menos afetado, ganhando mais disposição.

2. Alimentação balanceada

Não é novidade para ninguém que ter uma alimentação balanceada é fundamental em vários pontos da vida, pois promove uma alta qualidade de vida e previne uma série de doenças.

A Universidade do Porto, em Portugal, fez  um estudo com 32 mil voluntários e identificou que peixes, verduras e legumes são alimentos bastante aliados na prevenção de crises.

Isso porque esses alimentos em específico possuem uma grande quantidade de antioxidantes, ômega 3 e gordura boa. Sendo assim, investir neles pode retardar o aparecimento de crises.

3. Evite fumaça

Um dos fatores que desencadeiam uma crise de asma é a fumaça. Pode ser de queimada ou então do cigarro. Como a asma é um problema respiratório, qualquer coisa que abale isso pode causar inflamações nas vias respiratórias.

O fumo, seja ele passivo ou não, agrava os sintomas. Então o ideal é se manter longe desse item.

4. Cuide da limpeza

Assim como a fumaça, há outros fatores que podem prejudicar a respiração, eles podem ser os ácaros, poeiras, pelos de animais, cheiros específicos, produtos de limpeza…tudo isso pode ser responsável por fazer com que uma crise asmática aconteça.

Portanto, pessoas que possuem asma devem se manter longe desses fatores. Manter uma rotina de limpeza é crucial para evitar que os gatilhos para a asma aconteçam.

5. Previna infecções virais

Algumas doenças podem vir a causar os sintomas de asma, como por exemplo a gripe. E por conta disso, uma pessoa pode acabar tendo uma condição muito pior do que quem não tem asma.

Isso porque a dificuldade de respirar acaba atrapalhando muito a qualidade de vida. Combinando isso a outras doenças, o indivíduo pode ficar muito abalado.

Investir em vitaminas é crucial para manter o sistema imunológico forte e evitar com que essa situação aconteça. Geralmente as pessoas com asma estão presentes nos grupos de risco de doenças virais infecciosas.

Na pandemia da Covid, por exemplo, geralmente quem tinha asma ganhava uma atenção redobrada para que a doença não piorasse.

 

Como tratar a asma?

Os pacientes asmáticos podem ser tratados de duas maneiras diferentes: a primeira é por meio de uma medicação controlada ou de manutenção e a segunda é por meio de medicação de alívio ou de resgate, que serve para trazer uma melhora dos sintomas.

As medicações acabam trazendo ao organismo uma redução da inflamação dos brônquios. Geralmente, os medicamentos são feitos à base de corticoides inalados junto a uma droga broncodilatadora de ação prolongada.

Assim, a asma consegue ser controlada e a pessoa consegue respirar normalmente depois de alguns segundos. É vital que a medicação seja passada por um especialista e que ela seja usada corretamente.

Dessa forma, evita-se excessos. A combinação do medicamento junto a atividades físicas também é crucial. Às vezes somente a atividade física acaba sendo o suficiente para que o uso de medicamentos sejam dispensados.

Como identificar possíveis gatilhos para a asma?

Existem situações muito claras que fazem com que a asma possa vir à tona. O asmático então deve aprender a identificar essas situações e a evitá-las.

Assim, é possível eliminar as crises de sua vida por muito mais tempo. Evite o uso ou o contato com carpetes, cortinas, sofás cobertos por tecidos e bichos de pelúcia.

Esses itens acumulam poeira e ácaro, e esses são dois gatilhos fortíssimos para que a alergia possa atacar e a crise de asma acontecer. Evitar também roupa de cama parada por muito tempo; troque toda semana.

É fundamental contar com roupas de cama que tenham o tecido antialérgico, especialmente no travesseiro que é onde o rosto tem mais contato.

Evitar cômodos que tenham muita umidade é fundamental para não desencadear alergias, assim como também evitar animais domésticos é uma boa opção para controlar as crises.

 

Conclusão

Por fim, a asma é um assunto que merece atenção e que é muito incômoda quando não é tratada, pois pode fazer com que o paciente possa ser internado com falta de ar.

Ter cuidados médicos é vital para evitar que ela seja desencadeada. O uso de medicamentos e de exercícios físicos é importante para controlar o aparecimento e evitar crises de alta intensidade.

Conte aqui se você sofre ou conhece alguém com asma e nos diga o que costuma fazer para evitar. Além disso, compartilhe este conteúdo com mais pessoas.

Newsletter


BLOG MAIS VISTOS


Vitamina feminina: 13 nutrientes essenciais de  menina a mulher

Vitamina feminina: 13 nutrientes essenciais de menina a mulher

Leia Mais
Conheça 14 benefícios de ter uma alimentação saudável!

Conheça 14 benefícios de ter uma alimentação saudável!

Leia Mais
Higiene pessoal masculina: 18 itens que não podem faltar!

Higiene pessoal masculina: 18 itens que não podem faltar!

Leia Mais
Veja 7 dicas para aliviar a cólica! - LEIA

Veja 7 dicas para aliviar a cólica! - LEIA

Leia Mais

SIGA-NOS


Posts relacionados

9 dicas de cuidados com a saúde dos idosos!
9 dicas de cuidados com a saúde dos idosos!

Os cuidados com a saúde dos idosos é o que garante a maior longevidade e qualidade de vida dos mesmos, pensando nisso, confira dicas sobre aqui!

Leia mais
Doença respiratória: Conheça 14 causas e como tratar | Descubra!
Doença respiratória: Conheça 14 causas e como tratar | Descubra!

Ter uma doença respiratória é comum nos dias atuais, mas conhecer suas causas é importante para buscar o tratamento adequado. Saiba mais sobre.

Leia mais
Doenças do fígado: conheça quais os tipos e como tratar!
Doenças do fígado: conheça quais os tipos e como tratar!

Doenças como hepatite e cirrose estão na lista dos males que afetam o fígado, mas existem várias outras. Veja quais são, sintomas e tratamentos.

Leia mais