Farmabem

Conhece a vacina BCG? A marquinha que salva!

Conhece a vacina BCG? A marquinha que salva!
Compartilhar:

Publicado: 26/07/2021

Categorias: Vacina

Você provavelmente sabe sobre a existência da vacina BCG, certo? Isso porque a BCG junto com a vacina de hepatite B, são as primeiras vacinas indicadas para as crianças recém-nascidas.

Ela é fundamental para que se possa combater  a tuberculose, uma doença infectocontagiosa que é frequente no país.

Todas as crianças devem tomá-las logo no seu primeiro mês de vida, estando ainda na maternidade. Isso porque ela protege o bebê em mais de 80% contra suas formas mais graves.

Popularmente, essa vacina acaba sendo conhecida por conta da marquinha que ela deixa no braço. Veja mais sobre o assunto abaixo.

 

Tudo o que você precisa saber sobre a vacina BCG

A vacina BCG passou a ser usada há 100 anos atrás, no combate à tuberculose em Paris. Ela foi elaborada pelo médico francês Léon Calmette e Alphonse Guérin, no Instituto Pasteur em 1921.

No Brasil, a vacina está disponível para a população desde 1976 e o SUS oferece a dose indicada para as crianças recém-nascidas e para crianças até 4 anos.

A tuberculose é uma doença que pode levar um indivíduo à morte. E nos últimos três anos, a taxa de vacinação contra essa doença vem caindo.

O DataSUS, que pertence ao Ministério da Saúde, divulgou que a taxa de vacinação, que era de 99,72% até 2018, caiu para 86,67% em 2019 e chegou a 73,38% em 2020.

Uma queda que representou um total de 26,4% em dois anos. Como forma de chamar atenção para a importância de se imunizar, criou-se uma campanha para isso.

Todo dia 1° de julho será o dia da vacina BCG, que tem como foco fazer a vacinação de bebês e crianças que estão mais sujeitos a terem complicações por causa do Mycobacterium tuberculosis.

Essa é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) que tem como meta a vacinação em massa de crianças recém-nascidas.

Quais os efeitos da vacina?

A BCG é uma vacina conhecida por deixar uma marquinha no braço. Isso porque ela é uma injeção intradérmica que tem como resposta imunológica, o aparecimento de uma reação no local onde foi aplicado.

Essa reação aparece como forma de uma marquinha no braço e pode demorar até três meses para que surja, indicando que a vacina fez efeito e imunizou o indivíduo.

Quando essa reação não acontece, é preciso que o profissional de saúde seja procurado para que ele verifique se houve uma resposta discreta ou houve falhas.

Em alguns poucos casos, acaba sendo preciso a aplicação de uma nova dose. Sobre as contraindicações da vacina, elas quase não existem.

Geralmente o pediatra informa se o seu bebê apresenta algum tipo de contraindicação. Sobre efeito colateral, o mais comum é a marca da vacina. Mas também pode ocorrer:

  • Úlceras com mais de 1 cm;

  • Gânglios;

  • Disseminação do bacilo da vacina pelo corpo.

Esses são efeitos colaterais bem raros de acontecer. Devemos lembrar que a vacina não oferece uma eficácia de 100% na prevenção da tuberculose.

No entanto, sua aplicação em massa em grande parte da população, diminui o risco de contágio. E caso ele aconteça nos casos mais graves,  acaba não sendo tão agressivo.

Qual a importância de tomar a vacina?

A tuberculose é uma doença grave que é transmitida de pessoa para pessoa no ar, através  de tosse, espirro ou fala. Ela pode afetar pulmões, ossos, rins e meninges.

O principal sintoma que a doença mostra é a tosse frequente junto e sangue, falta de ar, febre e outros sintomas. A vacina BCG tem como função prevenir os casos mais graves da tuberculose.

A vacina, então, salva vidas e garante uma certa imunidade para quem a toma. Antes da criação da BCG, muitas pessoas morreram e infectaram outras pessoas.

A vacina foi então um marco na história e fruto de muito estudo por parte de Léon e Guéren. Isso porque eles atenuaram a bactéria e a chamaram de Bacilo de Calmette-Guérin.

Por isso a sigla é BCG, pois leva o nome dos médicos. Aqui no Brasil, desde o período de colônia existem casos de transmissão da doença.

Desde sua invenção até os dias de hoje, a vacina pode comprovar eficácia na proteção de várias crianças contra as bactérias que provocam a:

  • Meningite tuberculosa;

  • Tuberculose miliar;

  • Tuberculose pulmonar.

Sua composição possui o bacilo de calmette-guérin enfraquecido de uma das bactérias que causam a tuberculose. O restante da composição vem do glutamato de sódio e a solução fisiológica 0,9%.

A idade para aplicação da vacina vai do nascimento até antes da criança completar 5 anos. Mas quanto antes ela acontecer, melhor será para que ela se proteja das doenças que podem acontecer. A vacina possui dose única.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que nos lugares onde a doença se faz muito presente, a vacinação infantil previne mais de 40 mil casos anuais da doença.

Por isso, aplicá-la logo cedo é fundamental para que se aumente a qualidade de vida da criança no futuro.

Cuidados antes e depois de se vacinar

Não há nada que se possa fazer antes de se vacinar como um cuidado prévio. O único cuidado que se deve ter é para que não haja toque no lugar da vacina.

Isso porque a área pode ficar um pouco dolorida e desconfortável até que ela seja cicatrizada. É importante não colocar nenhum tipo de remédio ou curativo em cima da cicatriz característica da vacina.

Sendo assim, não há motivos para não vacinar uma criança sabendo que a bactéria pode levar à morte e a vacina pode evitar que isso aconteça e deixe sequelas.

 

Conclusão

Apesar do número de vacinação estar caindo por conta de uma descrença na eficácia de vacinas, não se pode ignorar o marco que essas invenções trouxeram e contribuíram para a história.

Por meio de muitas vacinas, como a da tuberculose, é que se pode aumentar a expectativa de vida de uma população e fazer com que a qualidade de vida também fosse prolongada.

Sabendo de todos os benefícios que as vacinas trazem desde criança para a vida adulta, não há motivos para que uma pessoa não se vacine.

A vacinação é um dos primeiros atos de amor na preservação da vida daquelas pessoas que você ama. Conte aqui sua opinião sobre este assunto e compartilhe este conteúdo.

Newsletter


BLOG MAIS VISTOS


Vitamina feminina: 13 nutrientes essenciais de  menina a mulher

Vitamina feminina: 13 nutrientes essenciais de menina a mulher

Leia Mais
Conheça 14 benefícios de ter uma alimentação saudável!

Conheça 14 benefícios de ter uma alimentação saudável!

Leia Mais
Higiene pessoal masculina: 18 itens que não podem faltar!

Higiene pessoal masculina: 18 itens que não podem faltar!

Leia Mais
Veja 7 dicas para aliviar a cólica! - LEIA

Veja 7 dicas para aliviar a cólica! - LEIA

Leia Mais

SIGA-NOS


Posts relacionados

Como as vacinas de rotina nos protegem? Entenda a importância!
Como as vacinas de rotina nos protegem? Entenda a importância!

As vacinas de rotina são importantes para proteger nosso organismo, evitando o surgimento de doenças graves. Veja quais tomar e sua importância.

Leia mais
Covid aumentando você já se vacinou? Veja como está terceira onda!
Covid aumentando você já se vacinou? Veja como está terceira onda!

Uma terceira onda do Covid tem preocupado a população brasileira e a vacinação continua sendo a maior arma para seu combate. Veja sua importância.

Leia mais
Meningite: O que é, e quais tipos existem? Descubra aqui!
Meningite: O que é, e quais tipos existem? Descubra aqui!

A meningite é uma inflamação que pode ter bactérias ou vírus como causa, afetando medula espinhal e cérebro. Conheça os seus tipos e riscos!

Leia mais