Farmabem

Médico pediatra: Qual a idade máxima para levar seu filho?

Médico pediatra: Qual a idade máxima para levar seu filho?
Compartilhar:

Publicado: 29/07/2021

O médico pediatra é muito importante para acompanhar o crescimento e a saúde de uma criança em desenvolvimento.

Não só para crianças, essa especialidade é também fundamental na vida do adolescente. Por essa razão, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual especialidade deve cuidar dos adolescentes.

Então, a pergunta mais frequente em relação a isso é: até que idade é ideal a ala pediátrica para crianças? Quando é a hora de mudar a especialidade?

Para que se possa responder a isso, elaboramos este conteúdo com algumas coisas que você precisa saber a respeito desse assunto.

Qual a idade certa para deixar de ir ao pediatra?

A pediatria é a especialidade médica dedicada apenas para prestar assistência a crianças e adolescentes. No entanto, é comum que as pessoas se esqueçam que os adolescentes são atendidos por esse especialista.

Muita gente ainda fica surpresa ao saber essa informação. Mas ela não deveria ser algo a se surpreender. Isso porque o pediatra deve atender desde o início da vida infantil, até seu desenvolvimento completo.

Ao redor do mundo, as definições de idade adulta são diferentes. No entanto, um limite estabelecido para o atendimento na pediatria é de até 21 anos.

A OMS considera que uma pessoa é adolescente se apresenta idade entre 10 a 20 anos incompletos. Logo, não há um limite exato que faça com que um adolescente vá ou não ao pediatra.

O importante mesmo é que as visitas ao médico sejam feitas com uma certa regularidade para que possa manter a saúde do indivíduo sempre em dia.

De fato, o adolescente acima de 16 anos pode optar por se consultar com outros especialistas. Mas isso vai da preferência de cada um.

É importante manter o pediatra no acompanhamento da saúde das crianças e adolescentes, somente pelo fato de que o especialista precisa observar a saúde de cada criança até sua fase adulta.

Mas esse apego é mais levado em conta quando o paciente é acompanhado a vida toda por um único especialista. Fora isso, os pais podem se sentir livres de levar ou não o adolescente em uma outra especialidade.

Qual frequência que uma criança deve ir ao pediatra?

Alguns médicos recomendam a ida ao pediatra mensalmente enquanto a criança tiver até um ano de idade. A partir do segundo ano de vida, essa visita pode ser feita a cada três meses.

Dos dois aos seis anos, a visita deve ser semestral. Porém, tudo isso vai depender de médico para médico, avaliando a situação de cada criança em específico.

Depois de crescido, uma visita ao ano costuma ser o recomendado e a partir daí, o pediatra avaliará a necessidade de ir a um especialista.

Qual a importância do pediatra na saúde das crianças?

Desde que o setor de pediatria existe, crianças e adolescentes podem ter uma atenção melhor em seu desenvolvimento e questões ligadas à idade.

O termo pediatria, criado em 1880 teve como foco juntar as palavras gregas "paidos" que significa criança, e "iatreia" que significa processo de cura.

Os primeiros centros médicos de atendimento focado em crianças se estabeleceram na Europa no século 19.

O primeiro hospital a oferecer o serviço foi o Hospital das Crianças Doentes, que abriu as portas em 1802. Nos EUA, somente em 1855 na Filadélfia é que se pode ver esse serviço.

Aqui no Brasil, a especialidade foi se destacar em 1910 junto a junção de diversos médicos, fundando assim a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Desde então, essa área tem atuado em tudo o que se refere à saúde infantil. Um médico pediatra deve ter amor por aquilo que faz.

Sendo assim, na maioria dos casos uma relação é criada com os pacientes. Isso porque a assistência que prestam não é só para a criança, mas para a família como um todo.

O respeito à individualidade e peculiaridade de cada criança é cuidado através do estímulo que cada médico apresenta durante uma consulta.

Além disso, a área de pediatria pede pessoas sensíveis que consigam se comunicar e trocar experiências com as crianças. Tudo isso gera um impacto positivo em seu desenvolvimento.

Na parte de desenvolvimento físico e mental, um médico tem uma presença importante e bastante significativa para aquele paciente.

Desenvolvimento infantil junto ao pediatra

Muitos pais não conseguem ver como essa área é capaz de desenvolver tanto a vida de uma criança. Mas a partir do momento que o médico cria um vínculo com essa família, todas as coisas ligadas à saúde daquele indivíduo acabam melhorando.

O pediatra responde pelo cuidado ao paciente como um todo, o orientando, prevenindo e não só tratando as doenças que venham a existir. Um pediatra influencia:

  • Na alimentação;

  • Na vida saudável;

  • Nas vacinações;

  • Escolha de atividades físicas;

  • Estímulo à leitura;

  • No estímulo a autoestima;

  • No cuidado na época escolar;

  • Com conselhos;

  • Entre outras coisas.

Além de todo o cuidado com a saúde, acabam desempenhando um papel vital no:

  • Suporte do aleitamento;

  • Adesão às vacinações;

  • Prevenção de acidentes;

  • Prevenção de obesidade;

  • Entre outros.

No Brasil hoje em dia, há mais de 37 mil pediatras atuando. Logo, quem é pai e mãe ou então responsável por uma criança ou adolescente, é vital que conte com o apoio de cada um.

Isso fará com que sua criança tenha um desenvolvimento tanto físico como mental e emocional, muito melhor. Além disso, é vital que o responsável fique com o mesmo médico desde o início.

Assim, a criança terá toda uma assistência baseada no seu desenvolvimento.

 

Conclusão

Por fim, vimos então até que idade uma pessoa pode ir no pediatra, qual a importância dessa ida e no que isso ajuda na vida do paciente.

Desde o nascimento até seu desenvolvimento completo, ter um especialista ao seu lado te guiando e dizendo o que é melhor para a criança, é muito importante.

Nos casos de urgência e emergência, geralmente o atendimento é feito por outros especialistas. Mas no geral, todo cuidado que a criança precisar, ela poderá encontrar com seu pediatra.

Conte o que você acha sobre esse assunto e compartilhe este conteúdo com mais pessoas.

Newsletter


BLOG MAIS VISTOS


Vitamina feminina: 13 nutrientes essenciais de  menina a mulher

Vitamina feminina: 13 nutrientes essenciais de menina a mulher

Leia Mais
Conheça 14 benefícios de ter uma alimentação saudável!

Conheça 14 benefícios de ter uma alimentação saudável!

Leia Mais
Higiene pessoal masculina: 18 itens que não podem faltar!

Higiene pessoal masculina: 18 itens que não podem faltar!

Leia Mais
Veja 7 dicas para aliviar a cólica! - LEIA

Veja 7 dicas para aliviar a cólica! - LEIA

Leia Mais

SIGA-NOS


Posts relacionados

Sintomas da depressão: 7 Sinais que precisa saber!
Sintomas da depressão: 7 Sinais que precisa saber!

A depressão é um dos males psicológicos mais comuns hoje e neste artigo mostraremos seus principais sintomas, as fases e reações da doença.

Leia mais
Como saber como estão os níveis de testosterona?
Como saber como estão os níveis de testosterona?

Quando baixos, os níveis de testosterona causam impactos à saúde. Mas como verificá-lo e saber a quantidade ideal? Neste artigo falaremos sobre.

Leia mais
Fevereiro Roxo e Laranja: entenda o que é, qual a sua importância!
Fevereiro Roxo e Laranja: entenda o que é, qual a sua importância!

Fevereiro Roxo e Laranja é o mês das campanhas voltadas às doenças crônicas: lúpus, Alzheimer, leucemia e fibromialgia. Aprenda mais sobre!

Leia mais