Farmabem

Os 5 melhores exercícios físicos para idosos

Os 5 melhores exercícios físicos para idosos
Compartilhar:

Publicado: 01/04/2021

Categorias: Novidades

A chegada da terceira idade pode trazer alguns desconfortos físicos. Rigidez muscular, dores e cansaços se tornam queixas comuns. Se o idoso é sedentário, as chances de queda aumentam consideravelmente devido à fraqueza muscular, acarretando em graves consequências.

Com a prática de exercícios físicos no dia a dia, é possível reverter esse quadro. Ela é uma importante aliada para dar um up na saúde física e mental e na autoestima. Fatores muito essenciais para uma vida mais leve e alegre nessa faixa etária.

Confira no blog post os 5 melhores exercícios físicos para os idosos.


1. Caminhada

Um dos exercícios mais práticos de inserir na rotina. Para quem já passou dos 60 anos, ele é um dos mais eficientes para reduzir as chances de problemas cardiovasculares. A caminhada melhora a disposição física, a qualidade do sono e a coordenação corporal.


2. Dança

Equilíbrio corporal e força muscular são amplamente trabalhados com esse exercício. Além disso, dança ainda ajuda a manter o bom condicionamento físico com a vantagem do estado emocional positivo proporcionado pela música. É uma ótima pedida e pode ser realizada várias vezes por semana.


3. Musculação

É a atividade com maior potencial de aumentar a força e a massa muscular. É importante para auxiliar na manutenção do peso corporal e no aumento da densidade óssea, reduzindo o risco de fraturas.


4. Exercícios aquáticos

Indicada para todas as faixas etárias, as atividades físicas na água são excelentes para quem tem mais de 60 anos.

Natação ou hidroginástica são imensamente benéficas, pois há baixo impacto sobre as articulações. Assim os idosos podem transformar o exercício em uma fonte segura para o alívio de dores e o fortalecimento dos músculos. Também melhora a respiração e a circulação sanguínea.


5. Exercícios de flexibilidade

Pilates, alongamento ou yoga. São os mais indicados para melhorar a flexibilidade e o equilíbrio. Alivia dores, diminui o estresse e trabalha a percepção de movimentos para o controle do corpo. Inclusive são ótimos para a pressão arterial.


Tomando as devidas precauções

Para começar, hoje mesmo, qualquer uma das atividades citadas, procure conselho profissional. A prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios e diminui o risco de doenças de maneira significativa.

Apenas o médico, ou fisioterapeuta, pode orientar o seu treino. Ele vai prescrever a frequência ideal por semana, de modo que se adeque aos seus objetivos e estilo de vida. É fundamental ressaltar que o seu cronograma de treino vai levar em consideração suas limitações e condições físicas.

Lesões podem ocorrer mais facilmente nos idosos, então fazer uma avaliação antes de começar as atividades é o mais indicado. Siga à risca as recomendações dos profissionais da área para desfrutar de qualidade de vida e bem estar duradouros.

Agora é só escolher dentre os cinco exercícios apresentados no post você mais se identifica. Vista a roupa adequada, mantenha-se hidratado e comece a movimentar o corpo. Sua saúde mental e física agradecem.


Você aprendeu quais os cinco melhores exercícios físicos para idosos. Que tal compartilhar este post com seus amigos?

Newsletter


BLOG MAIS VISTOS


Vitamina feminina: 13 nutrientes essenciais de  menina a mulher

Vitamina feminina: 13 nutrientes essenciais de menina a mulher

Leia Mais
Conheça 14 benefícios de ter uma alimentação saudável!

Conheça 14 benefícios de ter uma alimentação saudável!

Leia Mais
Higiene pessoal masculina: 18 itens que não podem faltar!

Higiene pessoal masculina: 18 itens que não podem faltar!

Leia Mais
Veja 7 dicas para aliviar a cólica! - LEIA

Veja 7 dicas para aliviar a cólica! - LEIA

Leia Mais

SIGA-NOS


Posts relacionados

Como as vacinas de rotina nos protegem? Entenda a importância!
Como as vacinas de rotina nos protegem? Entenda a importância!

As vacinas de rotina são importantes para proteger nosso organismo, evitando o surgimento de doenças graves. Veja quais tomar e sua importância.

Leia mais
Covid aumentando você já se vacinou? Veja como está terceira onda!
Covid aumentando você já se vacinou? Veja como está terceira onda!

Uma terceira onda do Covid tem preocupado a população brasileira e a vacinação continua sendo a maior arma para seu combate. Veja sua importância.

Leia mais
Meningite: O que é, e quais tipos existem? Descubra aqui!
Meningite: O que é, e quais tipos existem? Descubra aqui!

A meningite é uma inflamação que pode ter bactérias ou vírus como causa, afetando medula espinhal e cérebro. Conheça os seus tipos e riscos!

Leia mais