Farmabem

7 itens que podem te ajudar durante situações de emergências

 7 itens que podem te ajudar durante situações de emergências
Compartilhar:

Publicado: 23/02/2021

Categorias: Novidades

Quem não conhece aquela pessoa que sempre tem um remedinho quando você mais precisa, não é mesmo? Felizmente existem pessoas assim para nos ajudar durante situações de emergências.

Mas calma, não é qualquer tipo de medicamento que você pode armazenar assim sem necessidade em casa. É preciso saber o que realmente pode ser útil e que não há necessidade de prescrição médica. 

Para lhe ajudar a montar seu kit básico para lidar com imprevistos do dia a dia, separamos 7 itens que não podem faltar na sua casa em situações de emergências. Confira!

 

  • Antitérmicos

Os antitérmicos, também conhecidos como antipiréticos, são medicamentos utilizados para combater a febre, que ocorre pela elevação repentina da temperatura do corpo. Alguns dos mais conhecidos e que possivelmente você tem em casa (ou deveria ter) são: a dipirona, o ibuprofeno e o paracetamol.

Devemos lembrar que a febre é uma condição desencadeada por meio da presença de algum tipo de enfermidade no corpo. Por isso, os antitérmicos podem sim ajudar a diminuir a temperatura do corpo nestes casos, porém, será necessário ainda consultar um especialista para encontrar a causa raiz do problema.

 

  • Analgésicos


Os analgésicos são medicamentos utilizados para aliviar dores de cabeça ou dores no corpo. Assim como os antitérmicos, eles também agem na condição momentânea de dor, aliviando-a, como uma forma de anestesia.

Porém, essas dores também podem estar associadas tanto a fatores simples, como estresse, quanto a outras doenças mais graves. Por isso, sempre busque  auxílio médico caso as dores persistam.

Para quem quer estar preparado em casa, aqui estão alguns dos analgésicos mais utilizados: paracetamol, dipirona, ibuprofeno, diclofenaco ou nimesulida. Caso você suspeite que tenha alergia a alguma substância presente nesses medicamentos, não hesite em consultar um médico e entender qual é o mais recomendado para você.

 

  • Remédio contra prisão de ventre e diarreia


Tanto a prisão de ventre quanto a diarreia, são condições que podem estar associadas principalmente com sua alimentação. Por isso, na maioria dos casos podem ser prevenidas com uma dieta saudável e equilibrada.

Mas caso estes sintomas sejam recorrentes ou demorem a passar, consulte um médico para indicar o melhor tratamento. Entre os medicamentos mais recomendados para tratar esses males estão os laxantes como: Lacto purga, Dulcolax, Lactuliv, Minilax, Almeida Prado 46, Naturetti, FiberMais e Laxol.

 

  • Pomada para queimaduras e picadas de insetos


Incidentes podem acontecer a qualquer momento, não é mesmo? Principalmente quando há a presença de crianças em casa.

Por isso, em casos de queimaduras leves, que podem ser tratadas em casa, não utilize receitas caseiras como pasta de dente no local atingido. Pois pode prejudicar a cicatrização. O correto é fazer a aplicação de pomadas destinadas ao tratamento de queimaduras, como Bepantol, Nebacetin, Esperson e Dermazine. 

Além disso, sempre é bom ter em casa as pomadas para o tratamento de picadas de insetos, como o Polaramine, Andantol, Minancora, Cortigen e Fenergan, que aliviam a coceira e o inchaço no local.

 

  • Anti-inflamatórios


Os anti-inflamatórios são medicamentos utilizados para evitar ou amenizar uma possível inflamação na região com ferimento. Apesar de terem sua venda sem restrição – isto é, sem necessidade de receita médica – devem ser consumidos com cuidado e, sempre que possível, com orientação de um especialista.

Os anti-inflamatórios mais conhecidos são o Diclofenaco, Ibuprofeno, Naproxeno, Nimesulida, Indometacina, Cetoprofeno, Ácido mefenâmico e Piroxicam. Como você pode ver, já falamos de alguns deles anteriormente. Isso porque alguns têm tanto o efeito anti-inflamatório, quanto analgésico e antitérmico.

 

  • Curativos adesivos


Estes são alguns dos itens que você deve carregar no bolso, na carteira e na mochila, pois sempre alguém está precisando. Eles são indispensáveis para a prevenção da inflamação de uma ferida, por exemplo.

Isso acontece porque o papel dos curativos adesivos é, depois de lavar bem a região ferida, isolá-la contra possíveis infecções. Isto é, impedir a entrada de bactérias no local que está exposto.

 

  • Itens de primeiros socorros


Além do que já citamos até agora, recomendamos que tenha em casa também os principais itens de primeiros socorros, como gazes, algodão, esparadrapos, álcool e soro fisiológico.

É claro, que com medicamentos mais comuns, que possuem venda sem restrição médica. Além disso, frisamos que o recomendado sempre é consultar um médico para que ele avalie e indique os medicamentos corretos para você.
 

Newsletter


BLOG MAIS VISTOS


Vitamina feminina: 13 nutrientes essenciais de  menina a mulher

Vitamina feminina: 13 nutrientes essenciais de menina a mulher

Leia Mais
Conheça 14 benefícios de ter uma alimentação saudável!

Conheça 14 benefícios de ter uma alimentação saudável!

Leia Mais
Higiene pessoal masculina: 18 itens que não podem faltar!

Higiene pessoal masculina: 18 itens que não podem faltar!

Leia Mais
Veja 7 dicas para aliviar a cólica! - LEIA

Veja 7 dicas para aliviar a cólica! - LEIA

Leia Mais

SIGA-NOS


Posts relacionados

Como as vacinas de rotina nos protegem? Entenda a importância!
Como as vacinas de rotina nos protegem? Entenda a importância!

As vacinas de rotina são importantes para proteger nosso organismo, evitando o surgimento de doenças graves. Veja quais tomar e sua importância.

Leia mais
Covid aumentando você já se vacinou? Veja como está terceira onda!
Covid aumentando você já se vacinou? Veja como está terceira onda!

Uma terceira onda do Covid tem preocupado a população brasileira e a vacinação continua sendo a maior arma para seu combate. Veja sua importância.

Leia mais
Meningite: O que é, e quais tipos existem? Descubra aqui!
Meningite: O que é, e quais tipos existem? Descubra aqui!

A meningite é uma inflamação que pode ter bactérias ou vírus como causa, afetando medula espinhal e cérebro. Conheça os seus tipos e riscos!

Leia mais