Farmabem

Saiba 5 dicas para manter a hidratação em dias de muito calor | CONFIRA!

Saiba 5 dicas para manter a hidratação em dias de muito calor | CONFIRA!
Compartilhar:

Publicado: 07/09/2022

Categorias: Bem viver Saúde

Em dias muito quentes a pele resseca, as pessoas ficam irritadas, a sede e o desejo por algo refrescante está presente, por isso, manter a hidratação em dias de muito calor é algo muito importante. 

Pensando em lhe ajudar a manter o corpo hidratado em dias quentes, montamos esse conteúdo. Aqui você vai aprender algumas dicas do que fazer para aliviar o calor. No verão, a preocupação quanto a desidratação fica maior. Os dias e noites estão cada vez mais quentes e isso se dá porque a temperatura global está mais alta.

Acontece que o calor gera um certo desconforto nas pessoas e interfere na rotina, além de ser prejudicial à saúde de todos. Quer saber mais? Então continue lendo este artigo e descubra 5 dicas para se manter hidratado nos dias quentes.

 

O que fazer se hidratar corretamente no verão?

Durante o verão muitas pessoas aproveitam para ir à praia, praticar atividades ao ar livre e o consumo de comidas fritas e bebidas industrializadas durante essas saídas pode ter um forte efeito diurético.

Acontece que a rotina de verão pode fazer com que as pessoas deixem de lado certos cuidados, como por exemplo, consumir água. É por isso que é preciso ficar de olho para evitar a desidratação, doenças de pele, queimaduras solares e outros problemas que são bem comuns nesse momento.

1. Beba bastante água

As lágrimas, urina, transpiração são alguns dos responsáveis por eliminar água do corpo. Logo, quando não existe uma reposição do líquido que foi perdido, pode levar a desidratação.

Isso pode levar a sede de forma exagerada, a pele e a boca ficam secas. Além disso, é possível aparecer dor de cabeça, fraqueza, tontura e tem casos onde os batimentos ficam acelerados.

A água é um elemento muito importante para a vida. Bem, o corpo humano precisa de água, para que os órgãos funcionem bem e que outros processos como a metabolização aconteçam, assim como absorção e transporte de nutrientes. Isso porque não ingerir água suficiente pode causar prejuízos que vão além da desidratação, como danos nos rins e em outros locais.

2. Alimentação balanceada

Procure se alimentar bem, essa é uma das maiores recomendações para manter o corpo. Consumir frutas, verduras e legumes garante que você tenha vitaminas que são fundamentais tanto para pele quanto para cabelos, unhas e mais.

Além disso, os alimentos são parte importante para ajudar na hidratação. Porque a água está presente em diversos alimentos, em frutas por exemplo.

3. Tome cuidado com o sol

Não faça tanto esforço físico e nem se exponha tanto ao sol em horas que estão muito quente. O calor resseca a pele, acelera o processo de perda de água e algumas pessoas podem até mesmo desenvolver alergia ao calor. Além disso, podem aparecer bolinhas de água que podem incomodar bastante.

Para proteger a sua pele é preciso fazer uso de protetor solar, desta maneira é possível evitar queimaduras e o envelhecimento precoce da pele.

4. Cuide da sua pele durante o verão

Observe a aparência da sua pele, ao sentir qualquer alteração como coceira, ardência, manchas ou qualquer outro sintoma. Se perceber algo diferente procure um dermatologista. Reforce seus cuidados com a pele, faça uso de hidratantes, protetor solar e beba água.

5. Use roupas adequadas

No verão ou em tempos de calor procure utilizar roupas frescas e leves, de preferência com tecido de algodão. Isso porque em dias mais quentes o corpo tende a suar mais que o normal. As roupas de algodão deixam a pele "respirar" e promovem bem-estar e conforto.

 

O que fazer em um dia de calor?

O corpo humano é composto por mais ou menos 70% de água, ou seja, ela é muito importante para que o organismo funcione bem. Por isso é fundamental ficar de olho para fazer a hidratação corretamente, principalmente em caso de idade, atividade física e alimentação.

Alguns médicos dizem que não existe uma orientação formal de quanta água é preciso ingerir a cada hora. No entanto, é importante não esperar sentir sede para beber água, até porque ficar com sede é um sinal de que está desidratando.

Além disso, ajuda o corpo a absorver os nutrientes e auxilia no processo de emagrecimento. Bem como, promove a saciedade.

Em dias quentes tudo que as pessoas querem é algo refrescante, um sorvete por exemplo. Alguns optam por ir à praia e tomar uma água de coco para refrescar e manter o corpo hidratado. Porém, é beber água que ajuda no bom funcionamento do organismo em dias de calor, principalmente porque o corpo transpira bem mais que o de costume.

Gostou desse conteúdo? Esperamos ter lhe ajudado em sua busca, caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário, vamos ficar felizes em poder ajudar.

Newsletter


BLOG MAIS VISTOS


Vitamina feminina: 13 nutrientes essenciais de  menina a mulher

Vitamina feminina: 13 nutrientes essenciais de menina a mulher

Leia Mais
Conheça 14 benefícios de ter uma alimentação saudável!

Conheça 14 benefícios de ter uma alimentação saudável!

Leia Mais
Higiene pessoal masculina: 18 itens que não podem faltar!

Higiene pessoal masculina: 18 itens que não podem faltar!

Leia Mais
Veja 7 dicas para aliviar a cólica! - LEIA

Veja 7 dicas para aliviar a cólica! - LEIA

Leia Mais

SIGA-NOS


Posts relacionados

9 dicas de cuidados com a saúde dos idosos!
9 dicas de cuidados com a saúde dos idosos!

Os cuidados com a saúde dos idosos é o que garante a maior longevidade e qualidade de vida dos mesmos, pensando nisso, confira dicas sobre aqui!

Leia mais
Doença respiratória: Conheça 14 causas e como tratar | Descubra!
Doença respiratória: Conheça 14 causas e como tratar | Descubra!

Ter uma doença respiratória é comum nos dias atuais, mas conhecer suas causas é importante para buscar o tratamento adequado. Saiba mais sobre.

Leia mais
Doenças do fígado: conheça quais os tipos e como tratar!
Doenças do fígado: conheça quais os tipos e como tratar!

Doenças como hepatite e cirrose estão na lista dos males que afetam o fígado, mas existem várias outras. Veja quais são, sintomas e tratamentos.

Leia mais