Problemas nos olhos: veja as 10 doenças oculares mais comuns

Problemas nos olhos: veja as 10 doenças oculares mais comuns
Compartilhar:

Publicado: 02/08/2021

Categorias: Doenças

Os problemas nos olhos podem surgir por diversos motivos. E grande parte desses problemas podem causar diminuição da capacidade visual, desconfortos e até perda da visão.

Essas patologias geralmente surgem por conta de alguma condição hereditária familiar ou por causa do processo natural de envelhecimento.

Mas vale ressaltar que muitas dessas patologias podem ser prevenidas e até mesmo tratadas quando forem diagnosticadas precocemente e tratadas de modo correto.

Se você quer saber as principais causas de doenças oftalmológicas e quais são elas, continue lendo este conteúdo.

 

Quais são as principais causas de problemas nos olhos?

A oftalmologia é a especialidade médica no qual trata a saúde dos olhos. Apesar de ser um pequeno órgão, os olhos podem apresentar diversos problemas, causando várias patologias diferentes.

Essa área de saúde tem evoluído bastante, obtendo cada vez mais o suporte da tecnologia para detectar, prevenir e tratar problemas que podem vir a existir.

Abaixo, veja as principais causas de doenças que acometem essa área dos olhos.

1. Miopia

A miopia é a doença mais conhecida por afetar a área dos olhos. Isso porque grande parte da população conhece alguém que precisa de óculos para enxergar.

A doença pode vir por meio do envelhecimento, mas é muito comum que ela se apresente por conta da genética. Essa patologia se trata da dificuldade de enxergar à distância.

Além disso, a miopia causa dores de cabeça e muita necessidade de apertar os olhos para que se possa enxergar normalmente. Essa é a principal evidência de que a pessoa precisa de óculos.

2. Astigmatismo

O astigmatismo é causado por conta da diferença de curvatura dos meridianos cristalino e da córnea. O resultado disso é a presença de uma visão embaçada e desfocada.

Em geral, seu aparecimento nunca está sozinho, sendo acompanhado pela hipermetropia e miopia.

3. Catarata

A catarata geralmente aparece em pessoas mais idosas e consistem na opacidade parcial ou total do cristalino que é a lente natural que pertence ao globo ocular.

Se não tratada, ela pode acabar causando cegueira. Aliás, ela é o maior fator de cegueira no mundo. Essa doença costuma afetar cerca de 10% das pessoas com menos de 65 e 60% com mais de 85.

Suas causas também podem acabar sendo por hereditariedade, metabólicas e congênitas.

4. Hipermetropia

Esta doença é o oposto da miopia. Sendo assim, se trata da dificuldade que uma pessoa possui para enxergar de perto.

Suas causas são congênitas e o cuidado é feito da mesma forma como o astigmatismo e miopia, com o uso de óculos, lente ou cirurgia.

5. Hordéolo/terçol

O terçol  é uma infecção chata que ocorre na pálpebra e provoca o inchaço da mesma. Antigamente as pessoas criaram um mito de que o aparecimento dessa patologia acontecia por negar comida a grávidas.

No entanto, obviamente isso não tem nenhuma relação com a doença. Ela aparece por conta das glândulas meibomianas infeccionadas

Para tratar o inchaço é importante procurar um profissional para que ele receite um medicamento para parar a inflamação.

No entanto, pode-se fazer também uso de compressas e limpeza com soro fisiológico. É importante que durante o aparecimento, as mulheres em especial não façam uso de maquiagem.

Após cerca de uma semana seguindo os cuidados médicos, já é possível perceber a melhora do inchaço.

6. Conjuntivite

A conjuntivite é uma doença que atinge a membrana que cobre o globo ocular, causando uma inflamação na mesma. Suas causas podem ser por conta de:

  • Agentes tóxicos;

  • Bactérias;

  • Vírus;

  • Alergias.

Geralmente quando ela aparece, pode-se notar uma sensação de areia nos olhos e uma certa vermelhidão. É preciso ir ao oftalmologista para que ele possa avaliar a situação e receitar algum remédio.

Por se tratar de uma infecção, a conjuntivite é contagiosa, podendo fazer com que seja transmitida para outras pessoas.

Por isso é importante ficar em isolamento e procurar não tocar nos olhos enquanto a doença estiver ativa.

7. Ceratocone

Esta doença é uma inflamação que age na espessura e no formato da córnea. Sendo assim, o paciente que a obtiver pode acabar confundindo com a miopia.

Isso porque a visão fica distorcida e embaçada. Por isso é importante ir ao médico para que ele faça a avaliação correta da córnea e veja que tipo de doença está presente.

O diagnóstico é feito com base nas características clínicas que o paciente descreveu e por meio de exames de tomografia da córnea.

8. Presbiopia

Em geral, essa doença aparece depois dos 40 anos e é chamada por muitos como a "doença da vista cansada".

Isso porque uma das coisas que mais destacam a doença é o fato da visão baixar ao olhar ou ler algo de perto. E isso ocorre por conta do cristalino não estar acomodado.

Pode-se corrigi-lo com uso de lentes, óculos e por meio de cirurgia refrativa.

9. Retinopatia diabética

Esta doença afeta os vasos sanguíneos da retina por conta da diabetes. O excesso de açúcar no sangue faz com que os vasos sanguíneos da retina acabem sendo deteriorados.

Então, um paciente com diabetes deve ficar atento a isso e ter um cuidado maior com a saúde dos olhos, uma vez que a doença acaba causando a cegueira.

10. Glaucoma

O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e também leva a perda de visão. Um dos primeiros sinais de seu aparecimento é quando há perda da visão periférica.

Algo que pode ser leve no início, mas se não for avaliado, pode causar sérios danos. Por isso, não só essa como todas as doenças que atingem os olhos merecem atenção.

 

Conclusão

O olho é uma parte muito sensível e também muito importante de se cuidar. É preciso que se tenha toda uma cautela ao acontecer qualquer coisa com ele.

O oftalmologista é o único médico especialista para cuidar de inflamação, fazer exames e receitar medicamentos para a visão. Sendo assim, recomenda-se fortemente que só ele cuide desses casos citados acima.

Conte então se você já conhecia essas doenças e se já teve ou tem alguma delas. Compartilhe este conteúdo com mais pessoas para que elas saibam melhor sobre essas patologias.

Newsletter


BLOG MAIS VISTOS


Mais um passo rumo ao sucesso

Mais um passo rumo ao sucesso

Leia Mais
Pequenos grandes cuidados

Pequenos grandes cuidados

Leia Mais
Mantendo o brilho e a suavidade dos cabelos tingidos

Mantendo o brilho e a suavidade dos cabelos tingidos

Leia Mais
Problemas de visão: descubra 3 doenças que mais afetam os idosos

Problemas de visão: descubra 3 doenças que mais afetam os idosos

Leia Mais

SIGA-NOS


Posts relacionados

Tabagismo: as consequências do fumo para a saúde da sua boca
Tabagismo: as consequências do fumo para a saúde da sua boca

O tabagismo é uma das maiores causas de morte evitáveis no mundo, segundo dados do INCA. Conheça as causas e consequências dessa dependência!

Leia mais
O que sua crise alérgica tem a ver com a  umidade do ar?
O que sua crise alérgica tem a ver com a umidade do ar?

Uma crise alérgica pode ser desencadeada pela temperatura do ambiente, não sendo sua causa. Veja como a umidade do ar interfere neste assunto!

Leia mais