Problemas de visão: descubra 3 doenças que mais afetam os idosos

Problemas de visão: descubra 3 doenças que mais afetam os idosos
Compartilhar:

Publicado: 22/05/2019

Categorias: Novidades

Com o avanço da idade, diversas doenças acabam se manifestando ao longo do tempo. Por isso, o cuidado com a saúde deve ser maior nesse momento, principalmente quando falamos sobre visão, pois os idosos estão mais propensos a terem problemas na vista.

Existem várias doenças que podem prejudicar a visão na terceira idade, mas a maioria não têm um motivo evidente. Algumas estão ligadas a outros fatores, como tabagismo, diabetes e hipertensão arterial, que contribuem na diminuição da visão.

Então, a FarmaBem listou 3 doenças que mais prejudicam a saúde dos olhos na terceira idade para você ficar atento. Confira!

1. Glaucoma

glaucoma é uma doença silenciosa que mais afeta os idosos. Ela pode causar a cegueira irreversível que é provocada pela pressão no globo ocular. Por não apresentar sintomas, os cuidados devem ser redobrados com a doença.

Ela causa a destruição do nervo óptico e gera a perda transitória da visão, podendo ocorrer em um ou ambos os olhos. O glaucoma é causado por diferentes fatores de riscos, eles são:

  • hereditariedade (genética);
  • traumas oculares;
  • diabetes;
  • idade superior a 35/40 anos.

O campo visual é alterado, no qual ocorre a perda da visão periférica. Caso a doença não seja diagnosticada cedo, o risco é maior, pois é possível que aconteça a perda central da visão.

A maioria dos pacientes não conseguem identificar a doença no estágio inicial, por não demonstrar sintomas. Por isso, é indicado que pessoas, acima de 45 anos, tenham uma rotina oftalmológica para evitar complicações mais graves futuramente.

2. Catarata

É uma doença bastante comum entre os idosos. Ela, também, causa a perda da visão, mas pode ser resolvida com cirurgia.

A catarata atinge o cristalino, lente natural dos olhos que permite focalizar e formar as imagens na retina. Ela é uma lesão ocular que causa a opacidade na visão, fazendo com que as pessoas tenham dificuldades para enxergar, pois os objetos ficam distorcidos ou embaçados.

A doença é mais fácil de ser identificada, pois seus sintomas podem ser facilmente reconhecidos. Alguns deles são:

  • visão embaçada;
  • visão turva;
  • visão com brilho;
  • forte sensibilidade à luz.

Existem dois tipos de catarata:

Congênita: é quando o paciente já nasce com a doença ou se desenvolve no primeiro ano de vida. Geralmente, ocorre quando a mãe adquire alguma infecção durante a gravidez.

Senil: é o tipo mais comum que atinge os idosos, pois ocorre naturalmente ao longo do envelhecimento. Mas, principalmente com pessoas que sofrem de:

  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Inflamações oculares.

Essa é uma cegueira que, com cirurgia e tratamento adequado, pode ser reversível, porém é indicado se atentar aos os fatores de riscos que podem causar a catarata.

3. Presbiopia

É uma doença que afeta a qualidade visual para enxergar objetos próximos, principalmente em ambientes com pouca luz. É bastante conhecida como vista cansada e afeta pessoas acima de 40 anos.

A presbiopia está relacionada com a idade, e não tem para onde correr, ela atinge a todos. Pois é uma doença que acontece naturalmente ao decorrer do envelhecimento.

Trata-se da perda natural da elasticidade do cristalino e apresenta sintomas, como:

  • dor de cabeça;
  • visão borrada ao ler na distância normal;
  • fadiga ocular;
  • dor ao redor dos olhos.

A saúde do idoso sempre requer cuidados especiais, pois a idade chega e junto várias doenças. Por isso, é importante ficar atento aos sinais e sintomas que podem surgir ao decorrer dos anos.

Para evitar qualquer transtorno no seu dia a dia, o mais indicado é realizar exames oftalmológicos para ter um diagnóstico precoce e manter uma vida saudável na terceira idade.

Gostou desse conteúdo? Esperamos que sim, pois a FarmaBem busca trazer as melhores dicas para cuidar da sua saúde, pensando na sua qualidade de vida, criando conteúdos exclusivos para você.

Newsletter


BLOG MAIS VISTOS


Mais um passo rumo ao sucesso

Mais um passo rumo ao sucesso

Leia Mais
Pequenos grandes cuidados

Pequenos grandes cuidados

Leia Mais
Mantendo o brilho e a suavidade dos cabelos tingidos

Mantendo o brilho e a suavidade dos cabelos tingidos

Leia Mais
Problemas de visão: descubra 3 doenças que mais afetam os idosos

Problemas de visão: descubra 3 doenças que mais afetam os idosos

Leia Mais

SIGA-NOS


Posts relacionados

Conhece a vacina BCG? A marquinha que salva!
Conhece a vacina BCG? A marquinha que salva!

A vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é necessária para prevenir e combater a tuberculose. Veja como funciona, seus efeitos e importância.

Leia mais
Comunicação inclusiva: 5 passos para facilitar a relação com pessoas surdas
Comunicação inclusiva: 5 passos para facilitar a relação com pessoas surdas

Selecionamos alguns comportamentos que podem ajudar a adotar uma comunicação mais inclusiva na hora de se relacionar com pessoas surdas.

Leia mais
Junho Vermelho: Quem Pode Doar Sangue?
Junho Vermelho: Quem Pode Doar Sangue?

Junho Vermelho chegou deixando dúvidas sobre quem pode ou não doar sangue. Confira o que é, importância e quem pode participar dessa campanha.

Leia mais