Como parar de fumar? Leia esta matéria e siga as nossas dicas!

Como parar de fumar? Leia esta matéria e siga as nossas dicas!
Compartilhar:

Publicado: 09/05/2019

Categorias: Novidades

Você já deve ter ouvido diversas vezes que o cigarro faz mal a saúde, mas quem faz uso dessa substância sabe o quanto é difícil simplesmente deixar de fumar. Por esse motivo trouxemos algumas informações e dicas para você largar o cigarro de vez e ter uma vida mais saudável.

Para o tabagista, o cigarro é algo que proporciona prazer, relaxamento, diminuição da ansiedade, aumento da concentração, redução da fome e dá sensação de conforto. Efeitos psicoativos muito favoráveis, mas tudo isso é causado pelo efeito da nicotina no cérebro.

Como a nicotina age no corpo humano?

O Cigarro é rico em nicotina, que estimula a produção de dopamina, que atua nos centros de prazer do cérebro. A nicotina é uma substância viciante pois tem a capacidade de ativar doze receptores cerebrais. A maioria fica em uma área chamada tegmental ventral, responsável por fornecer a sensação de satisfação.

Quando uma pessoa fuma, o circuito cerebral dessa região é acionado, provocando uma sensação de bem-estar. Porém, são cerca de cinco mil substâncias tóxicas ingeridas em uma tragada e os impactos dessa bomba de substâncias são devastadores no corpo humano.

Leia mais: Câncer de esôfago: descubra os primeiros sintomas e saiba como se proteger


Como parar de fumar?

O tabagismo é uma doença epidêmica que causa dependência e acarreta e agrava diversas doenças, algumas incapacitantes e fatais, como o câncer. O enfisema e a bronquite são doenças pulmonares também causadas pelo cigarro, e provocam lesões permanentes e reduzem a capacidade dos pulmões de fazer a troca gasosa.

Sabemos que largar o cigarro não é tarefa fácil, mas é possível. Existem alguns meios para fazer isso, você pode parar de forma abrupta ou gradual. O importante é que você cuide da sua saúde e se livre deste vício.

Nas farmácias é possível encontrar gomas de mascar e adesivos de nicotina que ajudam bastante quem quer parar de fumar, mas esse processo pode durar alguns meses.

Para abandonar o cigarro, além da mudança comportamental, fazer um tratamento que combine terapias, incluindo medicamentos que solucionem os sintomas da abstinência que podem comprometer o sucesso da cessação do tabagismo é ideal.

Veja algumas dicas que irão auxiliá-lo neste processo:

1 – Desassociar o cigarro do prazer

É importante esse passo para que você entenda que o cigarro não está relacionado com o bem-estar. Tente adotar maneiras desconfortáveis de fumar, como ter que ir fumar na área de serviço e sozinho. Assim, você entenderá que precisa sair do seu conforto e parar o que você estava fazendo e o quanto é incômodo.

2 – Parar gradualmente

Reduza gradualmente o número de cigarros diários até parar em definitivo. Um dos sintomas ao parar de fumar é a abstinência, e dessa forma você diminui o sofrimento. Se a pessoa está acostumada a fumar vinte cigarros por dia, deve diminuir para quinze na primeira semana, dez na segunda e cinco na terceira, até parar na quarta.

3 – Parar por adiamento

Neste caso, você vai adiar o horário em que você começa a fumar durante o dia. Se você está acostumado a acender o primeiro cigarro do dia às 8h, se programe para deixar de fumar em oito dias, adiando em 2 horas o primeiro cigarro do dia.

No primeiro dia da programação, o primeiro cigarro será aceso às 8h. No segundo dia às 10h, no terceiro às 12h, e assim por diante. No oitavo dia, tem que acordar e não acender mais nenhum cigarro, porque é o dia da parada.

4 – Parar de uma só vez

A interrupção abrupta normalmente é utilizado por quem quer abandonar o cigarro por conta própria, sem auxílio médico. Nesse método, a abstinência costuma ser maior do que em quem larga o cigarro gradualmente. Por isso, as chances de sucesso são maiores para fumantes de nível moderado ou baixo.

5 – Crie novos hábitos

Comece a praticar exercícios, porque a atividade física além de liberar os mesmo neurotransmissores associados à sensação de bem-estar que a nicotina, você inicia um estilo de vida mais saudável. Evite o uso de álcool e cafeína no período de adaptação, pois ele desencadeiam uma série de processos químicos que aumentam a vontade de fumar.


Receitas para parar de fumar

Você pode adotar algumas dessas alternativas para ajudar a controlar a abstinência

  • Gengibre: mascar pequenos pedaços dessa raiz ajuda a eliminar as toxinas do cigarro;
  • Aveia: ferva um copo de água para cada colher de chá de aveia e deixe a mistura descansar de uma noite para a outra. Beba após as principais refeições;
  • Pimenta caiena: em geral as pimentas aumentam a vontade de fumar, mas a caiena tem efeito contrário. Para aliviar a abstinência, coloque um pouco do pó na ponta da língua;

Sempre que sentir vontade de fumar, tome um copo de água!

Tratamento gratuito pelo SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Acesse o site do INCA para mais informações e saber em quais Unidades Básicas de Saúde e Hospitais de seu município o serviço estão disponíveis.

Neste artigo você viu dicas de como deixar o cigarro e receitas, mas não esqueça que a sua força de vontade é importantíssima para parar de fumar. 

Newsletter


BLOG MAIS VISTOS


Mais um passo rumo ao sucesso

Mais um passo rumo ao sucesso

Leia Mais
Pequenos grandes cuidados

Pequenos grandes cuidados

Leia Mais
Mantendo o brilho e a suavidade dos cabelos tingidos

Mantendo o brilho e a suavidade dos cabelos tingidos

Leia Mais
15 anos de profissionalismo, segurança e dedicação em Porto Velho

15 anos de profissionalismo, segurança e dedicação em Porto Velho

Leia Mais

CATEGORIAS


Novidades

SIGA-NOS


Posts relacionados

Conheça 6 perigos da automedicação para sua saúde
Conheça 6 perigos da automedicação para sua saúde

Muitas pessoas no cotidiano ao invés de irem ao médico se valem da automedicação. Descubra agora os riscos e perigos desse hábito na sua saúde.

Leia mais
Longevidade: 5 segredos para envelhecer com saúde
Longevidade: 5 segredos para envelhecer com saúde

Para chegar à terceira idade com muita qualidade de vida, leia no post os 5 segredos para envelhecer com saúde.

Leia mais
Problemas de visão: descubra 3 doenças que mais afetam os idosos
Problemas de visão: descubra 3 doenças que mais afetam os idosos

Com o avanço da idade, diversas doenças acabam se manifestando ao longo do tempo. Por isso, o cuidado com a saúde deve ser maior nesse momento.

Leia mais