3 doenças oportunistas que afetam o organismo com baixa imunidade

3 doenças oportunistas que afetam o organismo com baixa imunidade
Compartilhar:

Publicado: 03/04/2019

Categorias: Novidades

Episódios de baixa imunidade são circunstanciais. É normal eles ocorrerem em algum momento vida. De causa única ou combinados, os fatores podem ter origem na má alimentação e hábitos de vida não saudáveis, como o tabagismo e o sedentarismo.

Durante o momento em que as defesas do organismo estão debilitadas, vírus e bactérias tiram vantagem e causam doenças. Elas são chamadas de infecções oportunistas porque não se manifestariam em outras situações.

Continue lendo para conhecer as três doenças mais comuns de aparecer quando a imunidade está fragilizada.

1. Gripe

Conhecida como gripe, a infecção pelo vírus Influenza é a doença oportunista mais comum. Ela atinge as vias respiratórias é sempre a primeira a aparecer quando as defesas estão em baixa. De fácil propagação, o vírus está em constante mutação e pode ser contraído várias vezes ao ano. Por ser confundida com resfriados, muitas vezes o tratamento para a gripe não é priorizado. Como resultado, ela pode se agravar podendo levar o paciente a óbito. Por isso é importante não deixar de participar das campanhas de vacinação, sobretudo contra o subtipo A, a H1N1, para fortalecer a imunidade.

2. Herpes

São oito tipos diferentes de vírus da família. Os tipos 1 e 2 apresentam quadros de lesão na pele muito parecidos, ficando inativos por um tempo. Em circunstância favorável de debilidade das defesas, eles podem reaparecer como erupções na região da boca e da genitália. A Herpes do tipo 3, o vírus Varicela-zóster, é a causadora da catapora. Pode se manter inativo no organismo por décadas. Na primeira oportunidade ele se manifesta por erupções dolorosas na pele, conhecidas como herpes-zóster.

3. Pneumococo

Provocada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, ela causa infecções letais, podendo atacar vários órgãos simultaneamente.

Comumente se aproveita de quadros de gripes para se instalar, quando a imunidade está enfraquecida. Pode chegar aos pulmões, levando à pneumonia. E ao quadro de empiema, uma inflamação na cavidade pleural.

As consequências de ação da bactéria são graves:

  • Inflamações nos seios da face, causando a sinusite, também chamada de rinossinusite;
  • Bacteremia: precursora da sepse, conhecida por infecção generalizada, que infecciona vários órgãos ao mesmo.

Drible a imunidade baixa

Você deve estar se perguntando o que fazer para evitar que as defesas caiam. A resposta é bem simples: priorizar suas necessidades é cuidar da sua saúde.

É normal que a imunidade fique em baixa em algumas situações. O estilo de vida é um fator decisivo para que esses episódios aconteçam. Estar sempre doente acende o alerta para procurar tratamento médico. Caso contrário, alguns cuidados pode ajudar o seu organismo a ser mais reativo.

Para se manter saudável, tente levar uma alimentação balanceada ao máximo. Tenha bons hábitos, como praticar atividade física regularmente, dar atenção especial à saúde mental e valorizar uma boa noite de sono.

Esses cuidados vão turbinar o seu sistema imunológico e dificultar que as infecções oportunistas se instalem. Ah, e não esqueça: mantenha sua caderneta de vacina sempre atualizada.

Você conheceu as doenças oportunistas que se aproveitam da baixa imunidade para atacar seu organismo. Que tal compartilhar nossas dicas com seus amigos?

Newsletter


BLOG MAIS VISTOS


Mais um passo rumo ao sucesso

Mais um passo rumo ao sucesso

Leia Mais
Pequenos grandes cuidados

Pequenos grandes cuidados

Leia Mais
Mantendo o brilho e a suavidade dos cabelos tingidos

Mantendo o brilho e a suavidade dos cabelos tingidos

Leia Mais
15 anos de profissionalismo, segurança e dedicação em Porto Velho

15 anos de profissionalismo, segurança e dedicação em Porto Velho

Leia Mais

CATEGORIAS


Novidades

SIGA-NOS


Posts relacionados

Conheça 6 perigos da automedicação para sua saúde
Conheça 6 perigos da automedicação para sua saúde

Muitas pessoas no cotidiano ao invés de irem ao médico se valem da automedicação. Descubra agora os riscos e perigos desse hábito na sua saúde.

Leia mais
Longevidade: 5 segredos para envelhecer com saúde
Longevidade: 5 segredos para envelhecer com saúde

Para chegar à terceira idade com muita qualidade de vida, leia no post os 5 segredos para envelhecer com saúde.

Leia mais
Problemas de visão: descubra 3 doenças que mais afetam os idosos
Problemas de visão: descubra 3 doenças que mais afetam os idosos

Com o avanço da idade, diversas doenças acabam se manifestando ao longo do tempo. Por isso, o cuidado com a saúde deve ser maior nesse momento.

Leia mais