Por que as pessoas desistem da dieta? Descubra o que pode estar te atrapalhando

Por que as pessoas desistem da dieta? Descubra o que pode estar te atrapalhando
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Publicado: 19/01/2016

Categorias: Novidades

O ano novo sempre traz um sentimento de renovação. Tradicionalmente, essa é a época de traçarmos metas. Quem não começou o ano pensando “Esse ano vou arranjar um novo emprego”, “Vou comprar um carro novo” ou “Vou fazer a viagem dos meus sonhos”? A cada novo ciclo, novo ânimo, novas promessas.

 

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Uma das frases mais comuns ditas nesse período é “Vou começar uma dieta e perder uns quilinhos”. Quantas vezes você já fez essa promessa, mas acabou não conseguindo cumprir? O sonho de muitas pessoas é emagrecer e ter um corpo bonito, mas muitos acabam cometendo erros e desistindo no meio do caminho.

Os motivos para que isso aconteça são muitos, mas talvez o mais forte esteja ligado à restrição de opções dos alimentos, que além de desmotivar, também atrapalha o funcionamento da dieta. “Uma restrição calórica muito grande fará com que o seu metabolismo desacelere, sendo necessária uma ingestão ainda menor de calorias para alcançar o emagrecimento. Além disso, a alimentação monótona e com pouca variedade de alimentos não traz todos os nutrientes que o corpo precisa, podendo até afetar a imunidade e deixando o corpo mais vulnerável ao aparecimento de doenças”, explica a nutricionista Abizair Leonel.

Às vezes encaramos um regime como a quaresma – “Vou cortar doces e frituras da minha vida até determinado dia”. É possível conseguir! Mas, é inviável manter essa motivação durante muito tempo. A nutricionista Abizar Leonel dá a dica. “Não faça “micro dietas” que começam toda segunda-feira. Elas enfraquecem suas tentativas.E também admita-se errar; sair da dieta. É impossível seguir à risca durante um longo período”, afirma.

Outro fator que enfraquece uma dieta é quando nos deparamos com uma festa, almoço ou outro evento social e aí falamos “Vou comer só hoje… Amanhã eu volto para a dieta”. Algumas vezes volta sim. Mas, na maioria, as saídas tornam-se mais frequentes podendo tomar conta da rotina e desestimulando o emagrecimento.“Ninguém irá te ajudar se você não quiser se ajudar. Caso seus amigos e familiares resolvam sair para comer em um lugar mais calórico ou então resolvam preparar aquele bolo “especialmente para você”, recuse educadamente. Isso será uma vitória, dando mais força para seguir em frente. Ficar um dia sem sair com seus amigos não lhe fará perder a amizade, mas o risco de desistir da dieta é muito grande”, aconselha a nutricionista.

Por que a perda de peso diminui com o passar das semanas?

A primeira semana começa muito bem e com bons resultados, mas com o passar dos dias a perda de peso diminui.A nutricionista Abizair Leonel explica que no inicio do tratamento  se perde  mais peso por causa da destoxificação do organismo. As toxinas vindas da ingestão de frituras, açucares, gorduras, corantes, calorias em excesso, são eliminadas, com isso, o organismo que mantinha mais líquidos começa a perdê-los. “Às vezes, perdemos até 1 kg a cada dois dias. Porém, não é que emagrecemos tudo isso. A balança acusa sim, mas o peso não é totalmente em gordura. Aliás, é praticamente impossível perder 2 kg de gordura na semana, embora a balança fale que sim e o nosso entusiasmo no começo da dieta diga o mesmo”, explica.

A nutricionista destaca que para emagrecer é necessário atividade física e redução calórica na alimentação, mas isso deve ser feito de forma gradativa e com um cardápio saudável e variado. Uma outradica é não deixar por perto alimentos que representam tentações e colocamem risco o emagrecimento, como chocolates, balas, biscoitos recheados, doces e salgadinhos. “As guloseimas podem impedir que você siga fiel à alimentação desejada. Isso também vale na hora de escolher um restaurante ou bar: evite os lugares que oferecem alimentos calóricos e gordurosos no cardápio. O mesmo vale para o supermercado, evite comprar  caixa de chocolate durante o período de emagrecimento.  Não faça a sua própria armadilha”, destaca Abizair Leonel.

Invista em melhorar seu condicionamento físico e não procure imediatismos. É melhor demorar algumas semanas a mais para atingir seus objetivos para que eles sejam duradouros e que a saúde seja mantida!“A prática de exercícios regulares é a melhor aliada para o emagrecimento. Outras atitudes também ajudam como ir de escada em vez de usar o elevador ou dispensar o transporte nos pequenos percursos e aproveitar para caminhar. Estas atitudes irão ajudar para que a dieta não seja tão restrita”, afirma Abizair.

Com a ajuda de um nutricionista é fácil levar a dieta a diante. Procure um bom profissional e mantenha uma alimentação equilibrada e consequentemente uma vida saudável e mais feliz.

 

*Abizair Leonel é nutricionista clinica, esportiva funcional com visão ortomolecular e Personal diet. É membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional.

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