Mitos e verdades sobre a vacinação

Mitos e verdades sobre a vacinação
Compartilhar:

Publicado: 03/03/2021

Categorias: Novidades

Os mitos e verdades sobre a vacinação que circulam hoje em dia entre a população deixam qualquer um preocupado.

Afinal, a vacinação é algo muito importante na vida das pessoas e ajuda a combater inúmeras doenças e evitar que epidemias apareçam.

A vacinação é  então o método mais eficaz para que se possa prevenir as diversas doenças presentes no mundo.

No entanto, apesar dos avanços, muitas pessoas ainda possuem dúvidas advindas das fake news.

Então se você quer saber o que é verdade e o que é mentira, confira este post. Falaremos um pouco mais sobre isso a seguir.

Mitos e Verdades Sobre Vacinação

As vacinas estão no centro de atenção de todo mundo agora. Principalmente por conta do Covid-19, muitas pessoas estão debatendo muito sobre a eficácia que uma vacina tem.

Mas não só ela, como milhares de outras vacinas contra doenças como: sarampo, febre amarela e gripe são questionadas.

A ciência garante que as vacinas são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas e no aumento de sua expectativa de vida também.

No entanto, ainda há um grupo de pessoas que insistem em boatos sem evidências, de que as vacinas trazem complicações para a vida de quem as toma.

Abaixo, veja alguns mitos e verdades sobre a vacinação.

1. Vacina é uma das principais formas de prevenção

É verdade. Porém, alguns mitos que colocam a eficácia da vacinação em dúvida ainda existem. Muitas pessoas acham que, pelo fato de algumas doenças desaparecem depois do desenvolvimento da vacina, não há mais a necessidade de se vacinar contra elas.

Entretanto, isso é uma grande mentira pois os causadores dessas patologias ainda circulam livremente pelo ar.  A única forma de prevenção é a vacina. Um grande exemplo do que aconteceu recentemente foi sobre o sarampo.

A doença praticamente não existia mais no Brasil quando novos casos vieram à tona. Sendo assim, uma nova campanha de vacinação contra o sarampo foi necessária.

2. Gestantes, bebês e pessoas imunodeprimidas, devem se vacinar

É verdade, cada uma dessas pessoas precisa ser vacinada. No entanto, cada uma delas deve ter uma análise própria.

Por exemplo, se for uma vacina como a febre amarela, varicela, tríplice viral, etc, as vacinas só poderão ser administradas após o parto.

Já as pessoas imunodeprimidas, devem receber sua dose quando sua imunidade estiver adequada e forem liberadas pelo médico para isso.

3. A vacinação da gripe não adianta e essa não é uma doença grave

Esse é um dos grande "mitos e verdades" sobre vacinação. Isso porque muita gente propaga essa notícia como se ela fosse verdadeira, mas não é.

A gripe pode não parecer nada demais, mas o vírus influenza mata de 300 a 500 mil pessoas por ano no mundo todo.

Os idosos acabam sendo os mais atingidos. A vacinação é o método mais eficaz para combater esse vírus e prevenir as pessoas de pegá-lo. Ao contrário do que muita gente pensa, a vacina contra a gripe não causa a doença.

Uma coisa que leva muita gente a acreditar nesse mito é porque muitas pessoas que se vacinam, podem pegar algum resfriado depois.

4. Tem vacina que precisa de reforço

Sim, essa é verdade. Existem vacinas que precisam de uma dose de reforço, como o duplo tétano a cada dez anos e a da gripe a cada um ano.

O reforço ainda é recomendado caso a pessoa vá frequentar lugares onde há áreas de riscos ou casos de surtos.

Ainda, toda vez que tiver uma campanha para vacinação, é importante que a população procure as áreas de serviço de saúde para poder se proteger.

5. Vacinas causam autismo

Esse mito surgiu lá em 1998, quando o ministério da saúde divulgou um estudo que levantou preocupações sobre uma possível relação da vacina contra doenças como:

• Sarampo;

• Caxumba;

• Rubéola;

• Autismo.

No entanto, claramente esse estudo foi retirado de questão por conta do seu conteúdo ter sido seriamente falho.

Mas, só isso já foi o suficiente para que a população pudesse surtar e espalhar essa notícia até hoje.

6. Tomar mais de uma vacina ao mesmo tempo sobrecarrega o sistema imunológico

Um dos mitos e verdades sobre a vacinação está no fato das pessoas acreditarem que tomar mais de uma vacina ao mesmo tempo prejudica o sistema imunológico.

Mas claro, isso é mito. A aplicação de várias vacinas ao mesmo tempo não interfere em nada em nossa imunidade, pelo contrário. As vacinas criam milhares de respostas imunológicas para as substâncias estranhas que existem em nosso corpo.

A aplicação de várias vacinas ao mesmo tempo ainda tem como vantagem, poupar ida ao posto de saúde e o calendário de vacinação completo de maneira mais rápida. Nos Postos de Saúde, os profissionais fazem o acompanhamento do cartão de vacinação da pessoa e sabem o melhor momento de aplicar determinadas vacinas. 

7. É melhor ser imunizado pela doença do que pela vacina

Sem sombra de dúvidas esse é um dos mitos que mais se discutem hoje em dia.

A prevenção é sempre a melhor saída quando o assunto é doença. Até porque você nunca sabe como o seu corpo pode reagir a uma enfermidade.

Muitas pessoas acham que a gripe é só um resfriado mais forte e infelizmente acabam morrendo por falta de cuidados necessários e também por falta de prevenção.

As vacinas atuam no organismo para que o sistema imunológico produza uma resposta imunológica semelhante a que a infecção natural produz.

Conclusão

Por fim, vimos aqui alguns mitos e verdades sobre vacinação.

Se você tem alguma dúvida sobre as vantagens que determinada vacina possui, sugerimos que faça pesquisas aprofundadas em fontes seguras, como páginas científicas, para tirar suas dúvidas de modo correto.

É sempre bom filtrar e se questionar o tipo de notícia que chega até você, pois acreditar em alguns mitos pode acabar sendo fatal para sua vida.

Gostou deste artigo? Conseguiu tirar alguma dúvida a respeito de alguma fake news? Então nos conte aqui nos comentários e compartilhe este artigo em suas redes sociais.

 

Newsletter


BLOG MAIS VISTOS


Mais um passo rumo ao sucesso

Mais um passo rumo ao sucesso

Leia Mais
Pequenos grandes cuidados

Pequenos grandes cuidados

Leia Mais
Mantendo o brilho e a suavidade dos cabelos tingidos

Mantendo o brilho e a suavidade dos cabelos tingidos

Leia Mais
Problemas de visão: descubra 3 doenças que mais afetam os idosos

Problemas de visão: descubra 3 doenças que mais afetam os idosos

Leia Mais

SIGA-NOS


Posts relacionados

Conhece a vacina BCG? A marquinha que salva!
Conhece a vacina BCG? A marquinha que salva!

A vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é necessária para prevenir e combater a tuberculose. Veja como funciona, seus efeitos e importância.

Leia mais
Comunicação inclusiva: 5 passos para facilitar a relação com pessoas surdas
Comunicação inclusiva: 5 passos para facilitar a relação com pessoas surdas

Selecionamos alguns comportamentos que podem ajudar a adotar uma comunicação mais inclusiva na hora de se relacionar com pessoas surdas.

Leia mais
Junho Vermelho: Quem Pode Doar Sangue?
Junho Vermelho: Quem Pode Doar Sangue?

Junho Vermelho chegou deixando dúvidas sobre quem pode ou não doar sangue. Confira o que é, importância e quem pode participar dessa campanha.

Leia mais