Hábitos saudáveis para mudar de vida no ano novo

Hábitos saudáveis para mudar de vida no ano novo
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Publicado: 05/02/2021

Categorias: Novidades

Com a chegada de um ano novo também chegam as promessas de mudanças de atitudes (essas já não são tão novas assim, não é?). A verdade é que o ritmo frenético que a vida moderna traz exige que você tenha hábitos saudáveis. Nada melhor que um ano novinho em folha para planejar tudo e, claro, colocar em prática!

Hoje, a FarmaBem vai mostrar para você uma lista de mudanças que podem fazer a diferença na sua vida e a melhor forma de começá-las. Você está mesmo disposto a se reinventar?!

Dê adeus ao sedentarismo 


Praticar uma atividade física (ainda que dentro de casa) é a primeira mudança que você precisa ter em mente. Muita gente acaba fazendo a promessa de ter uma vida fitness ano após ano, mas sem sucesso.

A verdade é que todas as outras sugestões que vamos dar neste texto estão relacionadas ao hábito de você cuidar do seu corpo e da sua mente, logo, esse é um dos objetivos principais a serem alcançados no ano novo.

Caminhadas, musculação, artes marciais e dança são apenas alguns exemplos de maneiras que você tem de começar o ano se mexendo (literalmente!).

Você também pode gostar de ler:
- Conheça a rotina de skincare perfeita para cada tipo de pele
- Autocuidado na era da produtividade: qual a importância e como praticá-lo diariamente? 

Mude o que você come


Já ouviu falar daquela máxima de que "você é o que você faz na maior parte do tempo"?. Pois é, isso significa que não adianta comer uma salada no almoço e passar o resto do dia comendo frituras e tomando refrigerantes.

Estimular hábitos saudáveis representa o começo de uma reeducação alimentar, composta por produtos que tenham vitaminas e nutrientes que o seu corpo precisa.

É claro que você não precisa fazer uma mudança radical e parar de comer tudo que gosta de uma vez. Por mais que o começo seja difícil, contar com a ajuda de um nutricionista vai fazer com que você supere os obstáculos e fique mais confortável com essa realidade.

Passe menos tempo no celular


O uso exagerado das redes sociais e dos aplicativos de troca de mensagens tem trazido sérias consequências para as pessoas. Além de ser um dos maiores motivos de procrastinação, este hábito é extremamente prejudicial porque quanto mais tempo você passa no celular, menor é a sua convivência em outros ambientes "reais".

Muita gente trata o uso exagerado do celular como um verdadeiro vício, por isso, deixamos aqui algumas dicas para você começar a fazer disso uma realidade entre os seus hábitos saudáveis:

- desative as notificações na tela do seu celular;
- defina horário e tempo específicos para acessar as redes sociais;
- siga apenas pessoas e empresas que contribuam para o seu crescimento pessoal e profissional;
- evite usar o celular antes de dormir ou ao acordar.

Pare de gastar dinheiro por impulso


Comece a poupar dinheiro no ano que se inicia! Faça um planejamento com os valores das suas contas fixas para os 12 meses do ano e elimine todas as despesas desnecessárias!

O próximo passo é estabelecer um limite de gastos mensal para organizar as finanças e, enfim, conseguir guardar um dinheirinho para investir. Quem sabe você consegue fazer aquela viagem que tanto sonhou após esse esforço!

Faça exames de rotina


Com a correria do dia a dia é bastante comum que a maioria das pessoas acabe esquecendo de fazer aquele check up, não é? Coloque este objetivo na sua lista de hábitos saudáveis para o ano que se inicia!

Fazer os exames necessários garante que a sua saúde está em dias, possibilita fazer diagnósticos precoces e ainda previne diversos problemas. Os principais deles são:

- exame de fezes e urina;
- hemograma completo;
- eletrocardiograma e ecocardiograma;
- teste ergométrico;
- teste de pressão arterial.

Além desses exames, é essencial que homens e mulheres consultem profissionais especialistas (como o ginecologista e o urologista). Não perca tempo!

Dedique tempo para você mesmo


Viaje sozinho, conheça novos restaurantes, leia um bom livro, aprenda coisas novas! Você precisa se desafiar e sair da sua zona de conforto no novo ano para realmente ter resultados diferentes. Olhar para dentro de si vai fazer você descobrir um mundo de possibilidades!

Tenha hábitos saudáveis para a sua mente


Os cuidados com a saúde mental também precisam ser rigorosos e cumpridos à risca! Existem várias maneiras de alcançar um estado de paz e equilíbrio. Praticar yoga e meditação guiada pode ser uma ótima ideia! 

Para começar, você pode contar com a ajuda de aplicativos que vão direcionar essa sua jornada. A diminuição da tensão, da ansiedade e de outros distúrbios psicológicos tão comuns são os principais benefícios dessa mudança de atitude.


Assuntos relacionados:
- Conheça 7 motivos para fazer psicoterapia 
- Como o estresse no trabalho contribui para o desenvolvimento de doenças mentais 

Crie hábitos sustentáveis


Os cuidados com o meio ambiente devem estar entre os hábitos saudáveis que você precisa cultivar. Comece o ano colocando em prática os 3 Rs da sustentabilidade: reduzir, reciclar e reutilizar!

O consumo consciente vai desde o uso racional da água durante o seu banho até o não desperdício de alimentos na sua mesa. Fique de olho e vire o jogo no ano que se inicia!

Invista na sua capacitação profissional


Sabe aquele curso que você planeja fazer há anos mas nunca conseguiu? E aquele evento internacional que você sempre quis participar? Pois é, agora você tem 365 novas chances pra fazer esses objetivos serem reais.

Gerencie o seu tempo com qualidade e planeje os seus passos com calma. No final do ano você poderá avaliar os resultados com uma bagagem profissional e acadêmica muito mais rica.

Este conteúdo foi útil para você? Como você sabe, um dos hábitos saudáveis que muitas pessoas têm como objetivo para o ano novo é manter uma alimentação balanceada.

O excesso de frituras e açúcares na alimentação só tem aumentado o número de obesos no Brasil e para ajudar você a evitar esse problema, a FarmaBem criou um guia exclusivo e gratuito de combate à obesidade.

Basta clicar no banner abaixo para acessar o material.

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