Yoga e saúde mental: 5 vantagens da prática

Yoga e saúde mental: 5 vantagens da prática
Compartilhar:

Publicado: 04/02/2021

Categorias: Novidades


É fato que a prática e quantidade de novos adeptos do yoga cresceu bastante nos últimos anos. E durante os dias de quarentena esta atividade ganhou mais destaque, se tornado uma grande aliada neste momento de pandemia e no combate  ao coronavírus, esta atividade ganhou ainda mais destaque e despertou a curiosidade de muitas pessoas, que querem entender do que se trata este estilo de vida.

Por isso, uma das primeiras dúvidas que surgem é quanto à relação entre o yoga e a meditação. Por isso, precisamos esclarecer que estas palavras não se tratam de sinônimos. Na verdade, enquanto a meditação procura trabalhar o “esvaziamento da mente”, com foco na estabilidade mental, o yoga compreende a estabilidade não somente de um, mas do conjunto – ou seja, do corpo e da mente.

Com base nisso, trouxemos as principais vantagens do yoga para o bem-estar mental  de quem o pratica. Lembrando sempre também que a relação do yoga e saúde mental está totalmente associada à saúde física, pois um depende do outro. Por isso, vamos abordar as vantagens tanto para o corpo quanto para a mente. Confira!


1. Melhora o humor


Trabalho, faculdade, família, relacionamentos. O que mais afeta seu humor no dia a dia? Independente do que seja, o yoga pode ser uma forma de tirar toda essa tensão do seu corpo e ajudar a organizar os pensamentos na sua mente.

Isso acontece porque o yoga ajuda a elevar os níveis de serotonina no seu cérebro. Caso você não saiba, a serotonina é conhecida popularmente como o "hormônio da felicidade”. Isso porque ela ajuda a melhorar seu humor, promove o apetite e ainda contribui para uma ótima noite de sono.

Já a falta ou a pouca quantidade de serotonina no seu organismo pode resultar em mau humor, dificuldade para dormir, ansiedade ou até mesmo depressão. Por isso, se quiser viver com mais leveza e bem-humorado, pratique yoga!


2. Ajuda a manter o foco


Se você já leu até aqui, podemos dizer que está conseguindo manter o foco na leitura. Parabéns, continue assim! E para quem deseja ter ainda mais foco, vale considerar começar a praticar yoga.

Falamos isso porque quem pratica yoga tem – ou acaba adquirindo – uma habilidade de foco muito grande. O que justifica isso é que para manter as posturas trabalhadas no yoga, a pessoa precisa ter bastante foco no treino e na respiração. Caso contrário, desestabiliza. 


3. Ajuda no relaxamento corporal e mental


Depois de um dia longo de trabalho ou de uma noite mal dormida, nada mais justo que relaxar os músculos e tirar toda aquela tensão do corpo – com a ajuda do yoga, é claro. Isso porque ao trabalhar os movimentos da atividade juntamente com a respiração, promoverá um relaxamento tanto para o corpo quanto para a mente.


4. Melhora a flexibilidade do corpo


Um dos principais objetivos do yoga é trabalhar movimentos e posições que não são tão comuns e que, possivelmente, você não faria no dia a dia. Por isso, cada posição demandará de um certo esforço, fazendo com que você vá além e consiga fazer movimentos que nunca imaginou conseguir fazer.


5. Promove a disciplina


Assim como o foco, que já citamos anteriormente, outra habilidade que você adquire através do yoga é a disciplina. Sem ela será impossível iniciar ou até mesmo manter a prática diária da atividade.

Por isso, se você quer ter disciplina, o yoga pode ajudar muito na conquista deste objetivo. E caso você não queira, o yoga pode não ser uma atividade tão recomendada, pois como dissemos, demanda uma certa disciplina da sua parte.

 

3 aplicativos para ajudar iniciantes no Yoga


Caso você seja uma dessas pessoas que não tem tanta disciplina ou querem uma ajudinha para iniciar no yoga, separamos 3 aplicativos que podem auxiliar você neste processo. Confira!


Down Doweg


Disponível tanto na Google Play quanto na App Store, o app de yoga Dow Dog oferece uma introdução de três dias à disciplina. Além disso, disponibiliza mais de 60.000 combinações de treinamento diferentes para você praticar todos os dias.


Find What Feels Good


Referência no YouTube quando se fala em yoga, Adriene Mishler desenvolveu seu próprio aplicativo chamado Find What Feels Good, para ajudar os amantes do yoga a se desenvolverem. O que pode ser considerado como uma extensão do seu canal, o app disponibiliza vários vídeos e é gratuito para testes por uma semana.


Yoga for Beginners


Como o próprio nome já diz, o app “Yoga para iniciantes” é recomendado principalmente para quem está começando. O aplicativo é gratuito e oferece três tipos de ioga para os iniciantes: Vinyasa (três aulas para aprender posições básicas), Hatha (outras três aulas um pouco mais lentas) e Yoga Restaurativa (a mais relaxante, perfeita para alongar músculos e liberar tensões).

Gostou deste conteúdo? Continue nos acompanhando aqui no blog e também em nossas redes sociais
 

Newsletter


BLOG MAIS VISTOS


Mais um passo rumo ao sucesso

Mais um passo rumo ao sucesso

Leia Mais
Pequenos grandes cuidados

Pequenos grandes cuidados

Leia Mais
Mantendo o brilho e a suavidade dos cabelos tingidos

Mantendo o brilho e a suavidade dos cabelos tingidos

Leia Mais
Problemas de visão: descubra 3 doenças que mais afetam os idosos

Problemas de visão: descubra 3 doenças que mais afetam os idosos

Leia Mais

SIGA-NOS


Posts relacionados

Conhece a vacina BCG? A marquinha que salva!
Conhece a vacina BCG? A marquinha que salva!

A vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é necessária para prevenir e combater a tuberculose. Veja como funciona, seus efeitos e importância.

Leia mais
Comunicação inclusiva: 5 passos para facilitar a relação com pessoas surdas
Comunicação inclusiva: 5 passos para facilitar a relação com pessoas surdas

Selecionamos alguns comportamentos que podem ajudar a adotar uma comunicação mais inclusiva na hora de se relacionar com pessoas surdas.

Leia mais
Junho Vermelho: Quem Pode Doar Sangue?
Junho Vermelho: Quem Pode Doar Sangue?

Junho Vermelho chegou deixando dúvidas sobre quem pode ou não doar sangue. Confira o que é, importância e quem pode participar dessa campanha.

Leia mais